Mestrado em Biotecnologia

 
 
Entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
 
foto gao.jpg

DAiYuGAO.jpg

DSCN0748.JPG

Condições de acesso para o ano lectivo de 2012/2013
 
 

Vagas: 25

 

Regras de admissão:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Ciências Exactas ou Tecnologia;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento do Departamento de Química.

 

Os critérios de selecção dos candidatos incluem, entre outros, os seguintes:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.
 

Coordenador do Mestrado: Ana Cecília Roque (Professora) cecilia.roque@fct.unl.pt

 
 
 
 

Objectivos

O Mestrado em Biotecnologia da NOVA proporciona a formação ideal para o desenvolvimento duma carreira profissional de sucesso na área de Biotecnologia. Oferece um currículo interdisciplinar, essencial para o desenvolvimento de novas biotecnologias, que abrange as áreas científicas emergentes e ainda tópicos de desenvolvimento de negócios, aspectos éticos e legais.

A internacionalização do currículo é fortemente estimulada, bem como uma flexibilização dos perfis de formação e a contextualização de I&D em grandes áreas temáticas - Biotecnologia Molecular e Nanobiotecnologia, Biotecnologia Industrial, Bioempreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

Os estudantes são acolhidos num ambiente de elevada qualificação científica, em dois centros de investigação com reconhecimento internacional:  REQUIMTE, centro de excelência em Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos, e o Centro de Recursos Microbiológicos; bem como em outros centros de investigação nacionais e internacionais com os quais se mantêm colaborações.  O IBET, a maior plataforma portuguesa de colaboração universidade/indústria na área de biotecnologia, e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, são também parceiros associados ao Mestrado em Biotecnologia. Este ambiente é determinante na formação adquirida, e proporciona o reconhecimento na prática do impacto directo da produção científica no desenvolvimento dos produtos da Biotecnologia.

Saídas profissionais

A versatilidade e elevada qualidade da formação em Biotecnologia, proporciona excelentes oportunidades profissionais a nível nacional e internacional – abrangendo actividades em Investigação e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Inovação, Produção e Controlo de Qualidade, Gestão ou Serviços Comerciais, Formação/Ensino, em Universidades, Centros  de Investigação, Empresas e Indústrias nas áreas (Bio)Farmacêutica, Agro-Alimentar, Ambiental e Biomédica.

Para mais informações sobre saídas profissionais, consultar INQUÉRITOS MBIOTEC.

Para testemunhos de ex-alunos, consultar ALUMNI MBIOTEC.

Plano curricular

A estrutura curricular do primeiro ano do ciclo de estudos (60 ECTS) encontra-se dividida em unidades curriculares obrigatórias e opcionais. Durante o segundo ano, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a sua Dissertação de Mestrado (60 ECTS). As grandes áreas abordadas no 1º e 2º anos do ciclo de estudos são:

  • Biotecnologia molecular e Nanobiotecnologia: tecnologias “ómicas” (e.g. genómica, proteómica, metabolómica), expressão e análise genética, biologia sintética, biomateriais e engenharia de tecidos, nanobiotecnologia e biossensores.
  • Biotecnologia Industrial: biotecnologia farmacêutica e ambiental, sector alimentar, biocatálise, desenvolvimento e monitorização de bioprocessos, produção e purificação de produtos biológicos, tecnologias limpas.
  • Bioempreendedorismo e Transferência de Tecnologia: empreendedorismo, protecção de propriedade intelectual, “bio-based economy”

Para mais informações sobre o plano curricular, consultar PLANO CURRICULAR MBIOTEC.

Língua de ensino: Português. Na presença de alunos que não dominem a língua portuguesa, será utilizada a língua inglesa.

Regulamento do Mestrado

Departamento de Química

Como candidatar-me