Doutoramento em Bioengenharia (MIT)

Ensino

Doutoramento em Bioengenharia (MIT)

O Curso de Doutoramento em Bioengenharia envolve o intercâmbio de Docentes, ao nível de laboratório, entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) promovendo, assim, o desenvolvimento curricular e o ensino, atraindo alunos com elevado grau de exigência.

O programa Doutoral, após o 1.º ano (cuja conclusão equivale ao Diploma em Estudos Avançados), estende-se por um período de mais 36 a 48 meses implicando épocas de permanência, que variam entre os 12 e os 18 meses, no MIT.

Dependendo dos interesses dos alunos e/ou da experiência estes também poderão ser colocados em outros laboratórios.

Objetivos

  • Compreender em profundidade e com rigor projectos de investigação científica sobretudo na área da Bioengenharia;
  • Capacidade para implementar e desenvolver projectos de investigação cujos métodos impliquem a interdisciplinaridade dos diversos campos da Bioengenharia;
  • Aptidão para conceber, adaptar e executar projectos de Investigação e Desenvolvimento, ao nível académico e industrial, na área da Bioengenharia;
  • Espírito e pensamento crítico na avaliação de novas ideias;
  • Proficiência para comunicar com a equipa que integra, com a comunidade científica e académica e com a sociedade
  • Rápida compreensão das necessidades gerais contribuindo para o desenvolvimento, ao nível profissional e academio, tecnológico ligado às necessidades socioculturais;
  • Competência para converter e promover o conhecimento científico em ambientes empreendedores.

No fim do Doutoramento o aluno deve apresentar um trabalho de investigação original e inovador representando um contributo para o Estado da Arte no campo da Bioengenharia.

Candidaturas online

Plano curricular

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Regras de acesso:

Os candidatos ao Doutoramento em Bioengenharia têm de ser detentores do Grau de Mestre pós-bolonha ou de uma Licenciatura de 5 anos pré-bolonha.

Coordenador do curso:

Professor João Paulo Serejo Goulão Crespo (na FCT/UNL)

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3063/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 28/05/2014, por 6 anos

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais