Doutoramento em Biologia

Ensino

Doutoramento em Biologia

Entrou em funcionamento no ano letivo 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 (4 anos).

Objetivos

O programa Doutoral em Biologia tem como objectivo primordial a ulterior diferenciação científica e profissionalizante, contribuindo para a formação avançada de recursos humanos especializados visando a sua integração na crescente rede de acção dentro do âmbito das competências conferidas pela área das Ciências da Vida e em particular pela ramo nuclear da Biologia. O objectivo final do programa, com forte orientação para a investigação, será o de formar investigadores altamente qualificados e com competência para realizar e desenvolver projectos de I&D  em autonomia, integrando sectores de actividade económica e social e/ou em ambiente universitário.O programa inclui diferentes especialidades de Doutoramento no Ramo de Biologia (Genética Molecular, Microbiologia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Biologia Vegetal, Biotecnologia e Bioinformática), cada uma das quais representa um domínio do conhecimento biológico e reúne, um conjunto particular de saberes cuja abordagem requer, na generalidade, metodologias específicas.

PLANO CURRICULAR E FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO

O programa de doutoramento está organizado segundo um sistema de créditos. O curso de doutoramento é constituído pelo Projecto de Tese de Doutoramento que decorre no 1º Semestre, e tem 30 ECTS, e a Tese de Doutoramento que decorre nos sete semestres subsequentes, e tem 210 ECTS. A duração do período de estudos correspondente ao programa de Doutoramento é de 8 semestres (4 anos).
Em cada uma das especialidades do programa de doutoramento em Biologia, e no que respeita ao 1º Semestre do Projecto de Tese de Doutoramento, são atribuídos 30 ECTS subdivididos em Seminários de Doutoramento e disciplinas do(s) segundo ou terceiro ciclo(s), aconselhadas aos estudantes em função das suas necessidades formativas no âmbito da especialidade de Doutoramento em que se integra o projecto que pretendam desenvolver, e oferecidas pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV), ou outros Departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, ou ainda por outras Unidades Orgânicas da Universidade Nova de Lisboa. O plano de estudos do curso de doutoramento é definido individualmente para cada aluno, de acordo com as suas necessidade de formação, e submetido à Comissão Científica do programa de doutoramento sob proposta conjunta do orientador e do aluno.
O 2º semestre do 1º ano e o 2º, 3º e 4º anos correspondem ao desenvolvimento da investigação experimental, escrita e apresentação pública da Tese de Doutoramento e corresponde a 210 ECTS.

Plano curricular

Saídas profissionais

Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica, Integração em equipas científicas pluridisciplinares; Laboratórios Científicos, Indústrias Biotecnológicas, Farmacêuticas e afins.

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 2.750€

Estudantes internacionais: 2.750€

Prazo de candidatura:

1ª Fase: 7 de abril a 23 de junho
2ª Fase: 26 de agosto a 10 de setembro
3ª Fase: a divulgar oportunamente

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

10

Regras de acesso:

Podem candidatar-se ao acesso ao programa de doutoramento em Biologia:
Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, concedido por instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiras, legalmente reconhecidas;
Os titulares de grau de licenciado e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico;
Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT-UNL, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Critérios de seriação:

A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada.
Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular, expressas anteriormente, serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios:
a) Curriculum académico e científico;
b) Curriculum profissional;
O processo de candidatura pode incluir uma entrevista individual para clarificação de intenções, interesses e motivações do candidato.

Coordenadora do curso:

Professora Isabel de Sá Nogueira

pdb.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3064/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação preliminar em 13/12/2011

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua actividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1º Ciclo), peloMestrado em Genética molecular e Biomedicina (2º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3º Ciclo), colaborando em vários cursos da FCT e da UNL.

DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular.  Desenvolve actividades de investigação científica e tecnológica em parcerias Nacionais e Internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.

Saber mais