Doutoramento em Engenharia Industrial

Ensino

Doutoramento em Engenharia Industrial

Início de funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).

Objetivos

  • Oferecer formação de alto nível na área da Engenharia Industrial, consubstanciada num correspondente alargamento das fronteiras do conhecimento, particularmente nos domínios da Logística, Gestão de Operações, Engenharia da Qualidade, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ergonomia;
  • Garantir a constituição de estruturas basilares, sobre as quais possa assentar, com solidez e coerência, a produção de novo conhecimento;
  • Desenvolver nos alunos de doutoramento a aptidão para o desenvolvimento de investigação autónoma, na sua área de conhecimento e/ou para a conceção e desenvolvimento de abordagens inovadoras em ambiente empresarial. A sua capacidade de desenvolver, integrar, divulgar e apreender novos conceitos constituirá uma mais-valia para as organizações em que se integrem.

Plano curricular

Saídas profissionais

Os Doutores em Engenharia Industrial poderão exercer a sua atividade em Instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico, Laboratórios e Centros de Investigação e Desenvolvimento, Empresas públicas ou privadas e na Administração Pública.

Horário de funcionamento

Diurno

Propinas

Estudantes nacionais:

2 750 Euros/ anual 

Estudantes internacionais:

2 750 Euros/ anual 

 

Candidaturas

1.ª Fase: 11 de Março a 5 de Abril de 2024

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

15

Regras de acesso:

O 3.º ciclo de estudos da NOVA FCT conducente ao grau de Doutor em Engenharia Industrial destina-se a detentores do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial e áreas afins com classificação minima de 14 valores.
Podem ainda candidatar-se os detentores de um:
• grau de licenciado e de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da NOVA FCT
• currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da NOVA FCT como atestando capacidade para a realização do programa doutoral.

Documentação do processo de candidatura (on line): 
1.    Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas devidamente autenticado (*);
2.    Curriculum vitae e profissional; 
3.    Declaração de Intenções (Letter of Intent) em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de Doutoramento;

(*) Os documentos devem: 1) ser traduzidos para português ou inglês, sempre que não forem emitidos nestas linguas. 2) ser visados pelo serviço consular ou apresentados com a  Apostila de Haiia emitida pela autoridade competente do Estado onde o documento é emitido.

Critérios de seriação:

Curriculum académico e científico;
2.    Curriculum profissional;
3.    Declaração de intenções;
4.    Documentação suplementar que a Comissão Científica do Programa de Doutoramento considere relevante;
5.    Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Helena Carvalho

pdei.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3073/2011/AL01 em 14/10/2019

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 14/10/2022

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica.

O DEMI conta atualmente com 5 funcionários e 44 docentes que se comprometem a oferecer a melhor experiência de ensino e os melhores conhecimentos aos seus alunos, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.

Os professores do DEMI colaboram ainda, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica, que têm em vista responder às necessidades da sociedade em que nos inserimos.

Junta-te a nós e deixa-nos ajudar-te também a fazer a diferença.

Saber mais