Doutoramento em Engenharia Industrial

Ensino

Doutoramento em Engenharia Industrial

Início de funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).

Objetivos

  • Oferecer formação de alto nível na área da Engenharia Industrial, consubstanciada num correspondente alargamento das fronteiras do conhecimento, particularmente nos domínios da Logística, Gestão de Operações, Engenharia da Qualidade, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ergonomia;
  • Garantir a constituição de estruturas basilares, sobre as quais possa assentar, com solidez e coerência, a produção de novo conhecimento;
  • Desenvolver nos alunos de doutoramento a aptidão para o desenvolvimento de investigação autónoma, na sua área de conhecimento e/ou para a concepção e desenvolvimento de abordagens inovadoras em ambiente empresarial. A sua capacidade de desenvolver, integrar, divulgar e apreender novos conceitos constituirá uma mais-valia para as organizações em que se integrem.

Estrutura

Plano curricular

Saídas profissionais

Os Doutores em Engenharia Industrial poderão exercer a sua actividade em Instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico, Laboratórios e Centros de Investigação e Desenvolvimento, Empresas públicas ou privadas e na Administração Pública.

Tríptico Doutoramento

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 2.750€

Estudantes internacionais: 2.750€

Prazo de candidatura:

1ª Fase: 7 de abril a 23 de junho
2ª Fase: 26 de agosto a 15 de outubro
3ª Fase: a divulgar oportunamente

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

15

Regras de acesso:

O 3º ciclo de estudos da FCT/UNL conducente ao grau de Doutor em Engenharia Industrial destina-se a indivíduos detentores do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial e áreas afins.
Podem ainda candidatar-se os detentores de um:
•    curso de licenciatura com uma classificação igual ou superior a catorze valores e de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico;
•    currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT NOVA como atestando capacidade para a realização do programa doutoral.

 

Documentação do processo de candidatura (on line): 
1.    Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas; 
2.    Curriculum vitae e profissional; 
3.    Declaração de Intenções (Letter of Intent) em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de Doutoramento;

Critérios de seriação:

Curriculum académico e científico;
2.    Curriculum profissional;
3.    Declaração de intenções;
4.    Documentação suplementar que a Comissão Científica do Programa de Doutoramento considere relevante;
5.    Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor Virgílio Cruz Machado

pdei.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3073/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 30/09/2014, por 6 anos

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica. O DEMI tem a seu cargo dois mestrados integrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica), quatro mestrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia da Soldadura), dois programas de doutoramento e ainda várias pós-graduações.

O DEMI conta actualmente com 38 docentes e com 5 funcionários. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial colaboram, a diferentes títulos, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projectos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica.

Saber mais