Doutoramento em Matemática

Ensino

Doutoramento em Matemática

Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 ECTS = 60 ECTS/ano x 3 (anos).

Objetivos

O programa de doutoramento em Matemática, tem como objetivo a realização de um Curso de Doutoramento, constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação na área da Matemática e a realização de uma tese original, que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e cujo conteúdo tenha merecido a aceitação, comprovada em publicações internacionais com comité de seleção.

Plano Curricular

1) O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra:

  1. A realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação.
  2. A realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, cujo conteúdo tenha merecido a aceitação, comprovada, em publicações internacionais com comité de seleção.

2) O Programa de Doutoramento em Matemática está organizado em três áreas de especialização: 

  • Álgebra e Lógica (AL);
  • Análise e Geometria (AG);
  • Investigação Operacional (IO).

Em cada área de especialização, a parte curricular do Curso de Doutoramento é constituída por disciplinas, do ramo da Matemática.

3) Dado o carácter individual do plano de estudos, as disciplinas da parte curricular do Curso de Doutoramento são consideradas, de um ponto de vista global, de carácter optativo.

4) A conclusão de um Curso de Doutoramento de um ciclo de estudos conducente ao grau de doutor confere ao aluno o direito à atribuição de um Diploma de Estudos Avançados da FCT NOVA em Matemática e que deverá mencionar a área de especialização escolhida.

5) O tema da tese de doutoramento, integrando uma breve descrição do trabalho a desenvolver, é proposto pelo orientador tão cedo quanto possível até ao final do 1º ano.

Exames de Qualificação

Para o prosseguimento dos estudos conducentes ao grau de Doutor é exigida, a cada aluno, a aprovação em dois exames de qualificação.

Os exames de qualificação são oferecidos duas vezes por ano nas três áreas científicas acima descritas (um por cada área).

Informação Adicional

Plano curricular

Saídas profissionais

Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica, Integração em equipas científicas pluridisciplinares, Laboratórios Científicos.

Participação nos Programas

University of Texas at Austin-Portugal PhD Program in Mathematics
CMU-Portugal ICTI Program in Applied Mathematics

Horário de funcionamento:

Diurno. Regime tutorial nas disciplinas com poucos alunos.

Propinas:

Estudantes nacionais: 2.750€

Estudantes internacionais: 2.750€

Prazo de candidatura:

1ª Fase: 7 de abril a 23 de junho
2ª Fase: 26 de agosto a 3 de setembro
3ª Fase: a divulgar oportunamente

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

15

Regras de acesso:

Pode candidatar-se ao acesso ao Ciclo de Estudos de Doutoramento em Matemática o candidato que satisfaça a pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir o grau de mestre, nacional ou estrangeiro, ou equivalente legal. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de catorze valores nestes ciclos de estudos;
b) Possuir o grau de licenciado, nacional ou estrangeiro, e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
 
Documentação do processo de candidatura:

1. Bilhete de Identidade/Passaporte ou Cartão de Cidadão;
2. Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas, devidamente autenticado (Nota: Os documentos devem ser traduzidos para português ou inglês, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol; e visados pelo serviço consular ou apresentados com aposição da Apostila de Haia, emitida pela autoridade competente do Estado de onde o documento é originário.);
3. Curriculum vitae e percurso profissional;
4. Fotografia;
5. Carta de motivação em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa Doutoral em Matemática;
6. Comprovativo de pagamento (por transferência bancária) da taxa de candidatura (51 Euros). 

Critérios de seriação:

a. classificação do Mestrado e/ ou da Licenciatura;
b. currículo académico e científico;
c. currículo profissional;
d. eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor Oleksiy Karlovych

pdm.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 188/2015 em 13/08/2015

A3ES

Acreditação prévia em 03/07/2015, por 6 anos

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área de Matemática dos diversos cursos da FCT NOVA.  

Saber mais