Mestrado em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia

Ensino

Mestrado em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120.

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

O Mestrado em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia proporciona uma formação científica e aplicada da melhor qualidade no domínio das Estruturas e Geotecnia, dando cobertura a temas de desenvolvimento recente e a técnicas de engenharia civil económicas, seguras e inovadoras, complementada por duas disciplinas semestrais em domínios da construção civil em que se julga adequado conferir competências.

Os alunos, em ligação próxima com os docentes, beneficiam  ainda da convivência com projectos de investigação que proporcionam a introdução de novos materiais estruturais e geotécnicos, de soluções por “smart structures”, de mitigação activa de efeitos de acções ambientais severas, de estudo de infra-estruturas para TGV e de aplicações nas áreas sísmica, de dinâmica e de reparação de estruturas.

Atribui-se importância a aspectos profissionais enquadrados na nova regulamentação europeia, à capacidade de trabalhar em equipa, ao estímulo pela formação permanente e ao respeito por normas éticas e deontológicas.

Prevê-se, ainda,  uma gestão dinâmica do curso que o ajuste sucessivamente a alterações do mercado de trabalho que justifiquem expansão ou alteração do plano curricular.

Plano curricular

Saídas profissionais

As oportunidades de inserção em empresas de construção, em empresas de projectos de engenharia civil, admissão em laboratórios  de estruturas e de geotecnia, a participação em estudos de ordenamento e de impacto ambiental das grandes obras de engenharia dependem de formação do tipo conferido aos alunos que concluam este mestrado.

Estudos de risco sísmico, projecto de pontes e barragens, obras de contenção de solos, túneis, aterros, infraestruturas  portuárias são exemplos adicionais de projectos e obras carecendo da formação prevista para os diplomados neste mestrado.

Para mais informações sobre saídas profissionais e testemunhos de ex-alunos, consultar  o Folheto informativo

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)

Prazo de candidatura:

1ª fase: 6 de março a 23 de junho
2ª fase: 26 a 31 de agosto

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

25

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado em licenciaturas de Engenharia Civil;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado, naquela área, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares do grau de licenciado ou de Mestrado em Engenharia
    Mecânica, de Minas ou Geológica, sujeitos a planos de adequação definidos,
    caso a caso, pela Comissão Científica;
  4. Titulares do grau de licenciado em outras licenciaturas de Engenharia ou Ciências Exactas que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob proposta da Comissão Científica do  Departamento de Engenharia Civil;
  5. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob proposta da Comissão Científica do Departamento de Engenharia Civil.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de licenciatura;
  2. curriculum académico e científico;
  3. curriculum profissional;
  4. eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Ildi Cismasiu

mec.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3539/2011/AL01 em 20/01/2016

A3ES

Acreditação em 26/09/2013, por 6 anos

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente um Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos), dois mestrados de 2.º ciclo (2 anos), em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios, um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção Sustentável e do Comportamento Térmico de Edifícios.

Actualmente há mais de 600 alunos inscritos em Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, 32 dos quais doutorados.

Saber mais