Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

Ensino

Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

Objetivos

O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina representa uma formação avançada em Genética Molecular, Biologia Celular e Molecular e Microbiologia, com relevância para a compreensão de fenómenos relacionados com aplicações em Medicina. A importância das Ciências Biomédicas para o desenvolvimento da Medicina é hoje geralmente reconhecido, e bons profissionais nas áreas abrangidas por este curso são muito procurados para equipas multidisciplinares. O curso sustenta-se nos conhecimentos adquiridos em Biologia, Bioquímica, Genética e Microbiologia ao nível do 1.º Ciclo.

Plano curricular

Saídas profissionais

A formação avançada em Genética Molecular e Biomedicina permitirá o acesso a um desenvolvimento científico-tecnológico mais avançado correspondente ao 3.º ciclo (Doutoramento). Pode, igualmente, facultar o acesso ao ensino e a áreas de investigação e desenvolvimento (I&D) em sectores de serviços e da indústria nacional ou europeia nomeadamente:

  • Centros médicos e hospitalares
  • Laboratórios clínicos e veterinários
  • Saúde pública
  • Ciência forense
  • Indústria farmacêutica
  • Indústria alimentar
  • Indústria cosmética
  • Indústria biotecnológica
  • Consultadoria organizações governamentais

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
 

Horário de funcionamento

Diurno

Língua do mestrado 

Inglês

Candidaturas

1.ª Fase: 12 de fevereiro a 22 de março de 2024

2.ª Fase: 3 de junho a 12 de julho de 2024

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 250 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

30

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Ciências Naturais ou Biotecnologia:

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Maria Alexandra Fernandes

mgmbm.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3111/2011/AL02 em 16/05/2018

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 11/10/2016

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2015 (processo ACEF 2020/2021 em avaliação)

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1.º Ciclo), pelo Mestrado em Genética molecular e Biomedicina (2.º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3.º Ciclo), colaborando em vários cursos da NOVA FCT e da NOVA.

O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica em parcerias nacionais e internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.

Saber mais