Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

Ensino

Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120.

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina representa uma formação avançada em Genética Molecular, Biologia Celular e Molecular e Microbiologia, com relevância para a compreensão de fenómenos relacionados com aplicações em Medicina. A importância das Ciências Biomédicas para o desenvolvimento da Medicina é hoje geralmente reconhecido, e bons profissionais nas áreas abrangidas por este curso são muito procurados para equipas multidisciplinares. O curso sustenta-se nos conhecimentos adquiridos em Biologia, Bioquímica, Genética e Microbiologia ao nível do 1.º Ciclo.

Plano curricular

Saídas profissionais

A formação avançada em Genética Molecular e Biomedicina permitirá o acesso a um desenvolvimento científico-tecnológico mais avançado correspondente ao 3.º ciclo (Doutoramento). Pode, igualmente, facultar o acesso ao ensino e a áreas de investigação e desenvolvimento (I&D) em sectores de serviços e da indústria nacional ou europeia nomeadamente:

  • Centros médicos e hospitalares
  • Laboratórios clínicos e veterinários
  • Saúde pública
  • Ciência forense
  • Indústria farmacêutica
  • Indústria alimentar
  • Indústria cosmética
  • Indústria biotecnológica
  • Consultadoria organizações governamentais

        Mais informações.....

Regulamento

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)

Prazo de candidatura:

1ª fase: 6 de março a 23 de junho
2ª fase: 26 a 31 de agosto

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

30

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Ciências Naturais ou Biotecnologia:

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Paula Maria Theriaga Mendes Bernardo Gonçalves

mgmbm.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3111/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação preliminar em 13/12/2011

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua actividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1º Ciclo), peloMestrado em Genética molecular e Biomedicina (2º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3º Ciclo), colaborando em vários cursos da FCT e da UNL.

DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular.  Desenvolve actividades de investigação científica e tecnológica em parcerias Nacionais e Internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.

Saber mais