Mestrado em Matemática e Aplicações

Ensino

Mestrado em Matemática e Aplicações

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Objetivos

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Objetivos

O Mestrado em Matemática e Aplicações tem como objectivo fornecer uma sólida formação científica, permitindo a criação de excelentes profissionais, capazes de

  • abordar as fronteiras da investigação científica em Matemática Aplicada, com elevado nível de interdisciplinaridade ;
  • aplicar as mais recentes técnicas matemáticas à resolução de problemas concretos, provenientes de empresas ou de laboratórios científicos.

O mestrado oferece os seguintes ramos de especialização: Actuariado, Estatística e Investigação Operacional (AEIO); Matemática Pura (MP) e Matemática Financeira (MF).

O perfil em AEIO constitui uma referência antiga do DM. Muito solicitado, não só pelo seu interesse científico, como também pela exigência do mercado de trabalho, em bancos seguradoras ou empresas de diversas áreas. Usando métodos estatísticos e processos estocásticos, são desenvolvidas técnicas que permitem a previsão do risco. São estudados métodos de optimização na resolução, por exemplo, de problemas de logística empresarial ou na rentabilização de redes de transportes. 

O perfil em MP é apropriado para prosseguir investigação em Matemática (e.g. álgebra, análise, topologia, equações diferenciais, lógica matemática). 

O perfil em MF é adequado para adquirir uma forte base matemática direcionada para a solução de problemas reais em finanças.

As dissertações poderão ser desenvolvidas em ambiente empresarial ou no seio das equipas de investigação do DM e do Centro de Matemática e Aplicações.

 

Percurso Matemática Financeira

Percurso Actuariado, Estatística e Investigação Operacional

Percurso Matemática Pura

Plano curricular

Saídas profissionais

  • Companhias de Seguros,
  • Bancos
  • Empresas
  • Laboratórios científicos
  • Investigação

REGULAMENTO (2015) a aguardar publicação em DR

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 1063,47 €/anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)

Prazo de candidatura:

1ª fase: 6 de março a 23 de junho
2ª fase: 26 a 31 de agosto

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

30

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal das áreas de Ciências Exactas, Tecnologias, Economia, Gestão ou Finanças, com preparação mínima de base em Matemática;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor Jorge Orestes Cerdeira

mma.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3113/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 16/07/2015, por 6 anos

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área de Matemática dos diversos cursos da FCT NOVA.  

Saber mais