Mestrado em Microbiologia Médica

Ensino

Mestrado em Microbiologia Médica

A próxima edição (início no ano letivo 2023/2024) do Mestrado em Microbiologia Médica será coordenada pela FCT NOVA.

A Universidade NOVA de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS), da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT NOVA) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), confere o grau de mestre em Microbiologia Médica, registado na Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/B - AD - 5/2008 (acreditação A3ES – 2018 – ACEF/1516/24292).

A 13.ª Edição (anos letivos 2023/2024 e 2024/2025) será coordenada pela FCT NOVA.

 

Duração: 2 anos letivos (4 semestres).

O número mínimo de ECTS para a obtenção do grau é de 120.

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

O Mestrado em Microbiologia Médica tem como objetivo geral formar especialistas, numa perspetiva global e multidisciplinar, habilitados com sólida e integrada formação teórica e prática na área da Microbiologia, com capacidades na aplicação das tecnologias de diagnóstico laboratorial mais avançadas, de investigação microbiológica e de controlo e certificação de qualidade de laboratórios de Microbiologia.

Plano curricular

Saídas profissionais

A formação avançada em Microbiologia Médica permitirá o acesso a um desenvolvimento científico-tecnológico correspondente ao 3.º ciclo (Doutoramento). Pode, igualmente, facultar o acesso a áreas de investigação e desenvolvimento (I&D) em sectores de saúde pública nacional ou europeia nomeadamente em:

  • Centros médicos e hospitalares.
  • Laboratórios clínicos e veterinários.
  • Saúde pública.
  • Laboratórios de investigação nas áreas da Microbiologia.

Estrutura e organização

1.º ano

O 1.º semestre é preenchido pelas unidades curriculares (UCs) nucleares, obrigatórias.

O 2.º semestre é flexível, permitindo a seleção de 5 UCs opcionais (de entre um grupo de 16), possibilitando a construção de um percurso curricular adaptado às necessidades específicas de cada mestrando. As UCs são lecionadas maioritariamente em língua portuguesa e têm conteúdos diversificados, mas possuem em comum uma forte componente prática, em particular no 2.º semestre. A assiduidade é controlada e a admissão à avaliação está condicionada à presença em 2/3 das aulas (exceto trabalhadores-estudantes).

A escolha das UCs opcionais está sujeita a numerus clausus, com seleção baseada no aproveitamento escolar.

2.º ano

Dedicado a trabalho experimental e preparação da dissertação original para obtenção do grau de Mestre em Microbiologia Médica. O tema de dissertação será desenvolvido numa das quatro instituições envolvidas. No entanto, o mestrando é livre de selecionar qualquer outro laboratório, em Portugal ou no estrangeiro (após aprovação da Comissão Científica e nomeação de um coorientador interno).

Propinas

Estudantes nacionais: 2500 €/anual

Estudantes internacionais : 2500 €/anual 

Regulamento

Horário de funcionamento

Pós-laboral (aulas de 2.ª a 5.ª feira, 16:00-20:00).

Candidaturas

1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023 - 3 vagas para candidatos com licenciatura finalizada

2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023 – para além de licenciados, podem candidatar-se, condicionalmente, os finalistas das licenciaturas com fundadas expectativas de obter o grau de licenciado até ao final da época de avaliação de junho/julho do ano letivo de 2022/2023.

TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 200 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2023/2024

Vagas para 2023/2024:

1.ª fase - 3 vagas
2.ª fase - 21 vagas (mais vagas sobrantes da 1.ª fase)

Regras de acesso:

Licenciados ou titulares de habilitações legalmente equivalentes na área das Ciências da Vida e da Saúde (Microbiologia, Biologia Molecular, Biologia Celular, Biologia, Medicina, Medicina Veterinária, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Análises clínicas, e outras áreas afins) a avaliar pela Comissão Científica do curso.

Critérios de seriação:

  1. Classificação da licenciatura ou de outros graus já obtidos pelo candidato;
  2. Currículo académico, científico e técnico-profissional;
  3. Desempenho prévio em área específica do curso e aptidão e interesse para a realização de estudos nas áreas de aplicação do mesmo;
  4. Resultado de entrevista.

Coordenadora do curso (na FCT NOVA):

Professora Rita Sobral

mmm.coordenador@fct.unl.pt

Comissão Científica do curso:

Adriano O. Henriques (ITQB NOVA)

Cecília Maria Arraiano (ITQB NOVA)

Isabel Couto (IHMT NOVA)

João Piedade (IHMT NOVA)

José Paulo Sampaio (FCT NOVA)

Luís Jaime Mota (FCT NOVA)

Maria de Jesus Chasqueira (FCM|NMS)

Maria Miragaia (ITQB NOVA)

Paulo Paixão (FCM|NMS)

Ricardo Parreira (IHMT NOVA)

Rita Sobral (FCT NOVA)

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3114/2011/AL02 em 06/01/2022

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 11/11/2022

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2022

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1.º Ciclo), pelo Mestrado em Genética molecular e Biomedicina (2.º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3.º Ciclo), colaborando em vários cursos da NOVA FCT e da NOVA.

O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica em parcerias nacionais e internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.

Saber mais