Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial

Ensino

Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial

Objetivos

Dominar o estado da arte das tecnologias com aplicação sustentável na Agro-Indústria, incluindo aspectos na fronteira do conhecimento, de modo a desenvolver atividade profissional adequada à produção de matérias-primas alimentares; 

Analisar a complexidade dos sistemas agro-industriais de forma inovadora, demonstrando capacidade crítica, empreendedora e criativa na reformulação dos produtos alimentares;

Compreender as diversas facetas de um sistema de transformação agro-industrial adequado à conceção de novos produtos alimentares, bem como o contexto social em que o sistema se insere;

Comunicar e interagir em equipa, com intervenção nos processos produtivos das indústrias Agro-Alimentares, procurando a otimização de processos e tendo consciência das responsabilidades e obrigações éticas e profissionais.

Os candidatos titulares do grau de licenciatura pré-Bolonha ou de um 2.º ciclo, em qualquer área de ciências naturais, exatas ou tecnologia, áreas afins ou equivalente legal, poderão solicitar creditação às unidades curriculares dos respetivos cursos.

Plano curricular

+ info

Saídas profissionais

O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial pretende desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de tecnologias centradas na otimização e processos produtivos e de transformação inteligente de bens, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais. Neste enquadramento os trabalhos conducentes às Dissertações deste Mestrado serão preferencialmente realizados em empresas do setor alimentar, para os quais já existem acordos bilaterais para desenvolvimento de produtos agro-alimentares, existindo a possibilidade de financiamento dos mesmos.

Os mestres em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial estarão aptos para exercer a sua atividade profissional em organizações do Setor Público e Privado, em atividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agro-Alimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados.

Também poderão integrar empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projeto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.

saber mais

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
Regulamento

Horário de funcionamento

Diurno/ Pós-laboral

Candidaturas

1.ª Fase: 12 de fevereiro a 22 de março de 2024

2.ª Fase: 3 de junho a 17 de julho de 2024

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

35

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha ou 1.º Ciclo do Processo de Bolonha), em qualquer área de Ciências Naturais, Exatas ou Tecnologia, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial. Requer aprovação no Conselho Científico da FCT NOVA, após aceitação pela Comissão Científica do Curso;

  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial.

Critérios de seriação:

  1. Classificação do curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Currículo profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor Fernando José Cebola Lidon

mtpta.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 77/2014/AL01 em 18/10/2022

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 09/06/2022

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2022

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.

Saber mais