
Uma vez que o desenvolvimento pessoal e a capacidade de afirmação de si são factores essenciais ao bem-estar do indivíduo, o GAPA, em conjunto com o IFORnova, tomou a iniciativa de organizar um workshop que abrangesse a temática das relações interpessoais, nomeadamente no que respeita à resolução de conflitos, à capacidade de integração no grupo, ao respeito por si mesmo e (consequentemente) pelos outros, à comunicação assertiva e ao conhecimento do próprio.
Dado termos constatado que muitas vezes os alunos da FCT/UNL, apesar de brilhantes do ponto de vista técnico/académico, tinham algumas dificuldades em relacionar-se com os outros de um modo maduro e consciente, optámos por promover uma acção destinada a desenvolver as competências relacionais. Esta acção de formação centra-se numa metodologia teórico-prática que tem como objectivos fundamentais os seguintes pontos:
A acção de formação, de 15 horas (distribuídas por 5 sessões de 3 horas cada), tem como meio privilegiado de colocar os participantes em interacção, as situações de role-playing (simulação de situações potencialmente reais), o debate e a livre crítica. Ao formador cabe o papel a condução dos trabalhos, a apresentação dos estímulos e o enquadramento teórico dos temas analisados.
Os temas desenvolvidos são essencialmente os seguintes:
Para mais informações podes contactar directamente o GAPA (Edifício III, Piso 1), pelo telefone 21 2948579 ou 21 2948300, extensão 15501, através do endereço electrónico div-a.ae.psicologia@fct.unl.pt ou por fax 21 2947812.