Perguntas mais frequentes

2. Sobre as Inscrições
  1. Qual o processo geral de inscrição às cadeiras no CLIP?
  2. Frequento o 3.º ano, e no Clip diz que alunos do 3.º ano se podem inscrever em 60 ECTS + 2 UC em atraso. Só me consigo inscrever em 60 ECTS e uma UC em atraso. Como é que faço para me inscrever na 2.ª em atraso?
  3. Frequento o 3.º ano, e no Clip diz que alunos do 3.º ano se podem inscrever em 60 ECTS + 2 UC em atraso. Só me consigo inscrever em 60 ECTS sem as 2 UC em atraso, como é que faço?
  4. Já percebi que me posso inscrever no iníco do ano lectivo em todas as cadeiras que penso realizar quer do 1.º quer do 2.º semestre. É assim?
  5. Não posso alterar posteriormente as inscrições que faço em agosto?
  6. Sou obrigado a inscrever-me nas cadeiras em repetição, todos os semestres?
  7. Estou com problemas na inscrição para o próximo ano lectivo. Sou aluno do curso xxx e estou no 3º ano. Não me consigo inscrever em nenhuma cadeira do 3º ano, apenas me consigo inscrever nas de 2º ano em atraso.
  8. O que são as disciplinas a cinzento no CLIP quando nos inscrevemos?
  9. O que são as disciplinas vermelhas no CLIP quando nos inscrevemos?
  10. O que significa uma disciplina "ter precedência" de outra?
  11. Em que tipo de disciplinas é que existem precedências?
  12. Posso inscrever-me simultaneamente a duas cadeiras em que uma dá precedência à outra como por exemplo AM I C e AM II C?
  13. Tenho sempre que me inscrever às disciplinas com repetição nos dois semestres a que chumbei, quer queira quer não?
  14. Suponhamos que "gasto" todos os ECTS para este ano, em agosto, e estou inscrita, no 1.º semestre, a AM I C. Se passar a AM I C o que tenho que fazer no período de Alteração de Inscrições do 2.º semestre?
  15. Suponhamos que "gasto" todos os ECTS para este ano, em agosto, e estou inscrito no 1.º semestre a AM I C. Se chumbar a AM I C o que tenho que fazer no período de Alteração de Inscrições do 2.º semestre?
  16. Estou inscrito num exame de época especial mas essa cadeira ainda me aparece nas escolhas de inscrição e como obrigatória. A minha questão é como fazer? Inscrevo-me na mesma agora antes da EE para poder inscrever-me às seguintes?
  17. Já foi/foram lançada(s) a(s) nota(s) da(s) disciplina(s) que fiz em Época Especial mas continua tudo na mesma na minha situação académica. Por exemplo, eu deveria ter passado de ano com os ECTS dessa(s) disciplina(s). O que se passa?
  18. Já sei que passei no(s) exame(s) de Época Especial. E agora como faço com as inscrições?
  19. Afinal em que ano curricular é que estou?
  20. Os alunos com estatuto trabalhador-estudante e/ou estudante a tempo parcial têm de respeitar todas as regras de inscrição, cadeiras com repetição incluídas?
  21. Um exemplo: "peço esclarecimento sobre a minha impossibilidade de reeinscrição na cadeira AM III D. Já tentei no CLIP. Não consigo. Tenho tudo feito menos AM III D e Física 3. Li que posso inscrever-me a 60 ECTS + 2 disciplinas em atraso"
  22. Outro exemplo: "Informo que não consigo anular uma cadeira deste semestre para me poder inscrever à repetição de AM II (I) (III). Não me aparecem os quadrados para marcar e anular as cadeiras. O que faço?"
  23. "Sou um aluno do curso X. Quando escolho o horário vi que, ao contrário de colegas, não consigo inscrever-me na Teórica da UC XX. Contudo, inscrevi-me nas Práticas da mesma disciplina. Agradecia que me esclarecesse o que se passa".
4. Inscrição nos Turnos e Horários
  1. Como é que me inscrevo nos Turnos deste semestre uma vez que no CLIP não consigo encontrar sítio nenhum onde os possa escolher?
  2. Porque é que não consigo seleccionar o horário no CLIP, já que no separador "Escolhido" do Horário não tenho nada para seleccionar como habitualmente acontece?
  3. Peço que anulem a minha inscrição no Turno Prático P3 da disciplina...
  4. Qual é a diferença entre a interface de horário “Completo” e “Escolhido” ?
  5. Os turnos estão restringidos. Porquê?
  6. Numa disciplina estão disponíveis 40 turnos práticos mas, o sistema só me deixa inscrever em cinco. Porquê?
  7. Trocaram os horários e agora fiquei com tudo sobreposto!
  8. Sou trabalhador-estudante. Não tenho prioridade na escolha dos turnos?
  9. Ainda não me consegui inscrever nos turnos práticos e os meus colegas já o fizeram!
  10. Quero inscrever-me num turno que tem vagas mas não consigo. E agora?
  11. Escolhi determinado turno e depois do sorteio não fiquei colocado, mas o turno (após o sorteio) ainda ficou com vagas. Porque é que eu não fui colocado?
  12. Fiquei com os horários todos sobrepostos! E agora?
  13. Quero trocar de turno com o meu colega! Como fazer?
  14. Não consegui colocação em nenhum turno e só há um que me serve. Se não ficar inscrito nesse, mais nenhum me dá!
  15. Desapareceu-me um turno do horário e eu sei que fiquei inscrito no turno! E agora?
  16. Pofessor, não consegui ficar no turno que queria da cadeira Y. Importa-se de me mudar (colocar) no turno X?
  17. Não há mais turnos práticos (p. ex.) da cadeira X? É que os que existem estão todos cheios e eu não fiquei colocada(o).
  18. Encontro-me agora na 2ª matricula podendo fazer cadeiras do 2º ano mas com cadeiras do 1.º ano em atraso. Estou a fazer o meu horário. Reparei que não tenha as disciplinas do 1.º ano no horário para poder escolher os turnos. Que fazer?