Investigação

NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics

A missão do NOVA  LINCS é desenvolver investigação científica de ponta em áreas-chave das Ciência da Computação e da Informática, em cooperação com a comunidade científica internacional; com as comunidades de utilizadores de conhecimento e a tecnologia; e com parceiros académicos locais e industriais e outras instituições públicas.

Sistemas de Computadores (PI, N. Preguiça)

Os sistemas computadores, desde servidores, telefones móveis e sensores de pequena dimensão, estão cada vez mais interligados num “Mundo da Internet das Coisas” (“Internet of things’ world”).

Sistemas Multimodais (PI, J. Magalhães)

A Computação Multimédia é uma tecnologia chave que possibilita a comunicação de ideias e de dados entre seres humanos e máquinas.

Sistemas baseados no Conhecimento (PI, J. Leite)

O raciocínio computacional sobre situações complexas melhora a qualidade, o alcance e a eficiência da infra-estrutura de TI.

Sistemas de Software  (PI, C. Ferreira)

"Software é a nova infra-estrutura física da era da informação". Tudo depende da existência de software robusto, barato e seguro.

Saber mais

Diretor