Notícias

Notícias

Programa Erasmus Mundus - Concursos 2012 Abertos - EACEA/42/11

23-04-2012

No âmbito da Acção 1, destaca-se que já não é solicitado o envio do sumário do curso conjunto de Mestrado ou de Doutoramento um mês antes de terminar o prazo de entrega das candidaturas. Tal como no ano passado as candidaturas desta Acção deverão ser submetidas online até às 11h (da manhã) de Lisboa de dia 30 de Abril de 2012.

Informa-se que este será o último concurso para a Acção 1 da fase 2 do Programa Erasmus Mundus. Neste momento encontra-se em preparação um novo programa europeu para a educação que decorrerá no período 2014-2020.

Em relação à Acção 2  encontram-se abertos os seguintes lotes das vertentes 1 (cooperação para o desenvolvimento) e da vertente 2 ( cooperação e inovação), conforme poderão, igualmente, verificar nas Orientações específicas deste concurso (http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/funding/2012/call_eacea_42_11_en.php#guidelines)

Salienta-se, ainda, que o Guia do Programa sofreu ligeiras alterações estando já disponível a versão de Dezembro de 2011:http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/programme/programme_guide_en.php

Por último, em relação à Acção 3, Projectos de Promoção do Ensino Superior Europeu, salienta-se  que os países vizinhos do Leste e do Sul da Europa se encontram entre as prioridades. Outra prioridade nova é os projectos que promovam o Programa Erasmus Mundus junto dos empregadores. Realça-se que nesta Acção não serão financiados projectos de internacionalização das Redes Temáticas Erasmus.

 Lembra-se que enquanto Ponto de Contacto Nacional do Programa Erasmus Mundus me encontro disponível para responder a quaisquer dúvidas ou questões sobre este Programa.

 www.dges.mctes.pt/erasmusmundus