Bolsa de Pós-Doutoramento ou de Cientista Convidado / Projecto QREN em Planeamento de Transportes Públicos

04-04-2014

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD) ou de Cientista Convidado (BCC) no âmbito do projecto "Restrict to Plan" (Ref:34091) de que é parceira a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Centro de Inteligência Artificial), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

O objectivo do referido projeto é o desenvolvimento de uma nova ferramenta de planeamento para o setor das redes de transportes de passageiros, totalmente automatizada e que consiga conjugar, tanto na fase de planeamento como na fase da gestão do mesmo, informação dos serviços, das viaturas e, não menos importante, do escalonamento do pessoal.

Para esse efeito o candidato integrará a equipa da FCT que irá desenvolver o módulo de planeamento e optimização dos recursos disponíveis (viaturas e tripulantes) de forma a satisfazer os serviços pretendidos, devendo para esse efeito explorar técnicas de Programação por Restrições. Em particular, o candidato deverá estender e adaptar a ferramenta CaSPER (já existente) para a adequar à aplicação referida.

O candidato deverá ter um Doutoramento na área de Informática com conhecimentos aprofundados na sub-área de Programação por Restrições, nomeadamente no desenvolvimento e adaptação de resolvedores de restrições.

O trabalho será desenvolvido no(a) CENTRIA - Centro de Inteligência Artificial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Informática), sob a orientação científica do Professor Pedro Barahona.

A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto para Maio de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

O montante da bolsa corresponde a €1495 (BPD)ou de €2060-2650 (BCC), sendo o tipo de bolsa concedida de acordo com o perfil dos candidatos, e conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

O candidato será seleccionado por Avaliação curricular e Entrevista, com uma valoração de 50% em cada um dos critérios.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada de um Curriculum Vitae e certificado de habilitações (se exterior à Faculdade de Ciências e Tecnologia).

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9:00 às 17:00 no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, ou remetidas por correio electrónico para o Professor Pedro Barahona (pb@fct.unl.pt).

Data Limite: 18 de Abril de 2014