Investigadoras da FCT integram a equipa vencedora do Prémio Inovação BLUEPHARMA / Universidade de Coimbra (Edição 2013)

08-05-2014

As Investigadoras Angelina Sá Palma e Ana Luísa Carvalho do Grupo de Cristalografia de Macromoléculas e do GlicoLab da UCIBIO, (FCT-UNL Departamento de Química) integram a equipa vencedora, liderada pela Investigadora Paula Videira, da FCM-UNL. Tal como descrito no website oficial do Prémio (https://www.bluepharma.pt/news.php?id=46), o projecto vencedor propõe o desenvolvimento de um anticorpo capaz de reconhecer o antigéneo glicosídico, presente em mais de 80% dos carcinomas humanos, incluindo cancro da mama, gástrico, do pâncreas e da bexiga e ausente em células normais. Este antigénio tumoral surge na fase inicial do tumor tornando-o um excelente candidato para atingir nas fases iniciais de malignidade e assim controlar a progressão da doença. O desenvolvimento de anticorpos que simultaneamente atacam as células cancerígenas e são reconhecidos e activam diferentes células do sistema imunitário, eliminando o tumor, traduzem uma nova estratégia de tratamento do cancro, que esteve na base da escolha desta candidatura. O prémio monetário de 20.000 euros serve para apoiar o desenvolvimento de uma Prova de Conceito que permita demonstrar a viabilidade da sua aplicação. Este apoio poderá traduzir-se numa verba suplementar de 30.000 euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado. De acordo com o presidente do júri, Fernando Seabra Santos, Professor Catedrático e ex-Reitor da Universidade de Coimbra, “para a escolha do vencedor foram considerados, entre outros critérios de avaliação, o mérito, a originalidade, a inovação e o elevado interesse para a Sociedade". A qualidade da equipa envolvida, a cooperação em rede e o mérito científico da proposta foram os principais factores diferenciadores.

Para mais informações e um vídeo de apresentação do projecto vencedor, consultar o link: