Notícias

Notícias

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI - Mestre), uma vaga

29-07-2014

Título: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI - Mestre), uma vaga.

Encontra-se aberto concurso para 1 Bolseiro de Investigação (Ref. PTDC/CTM-ENE/2514/2012-1) no âmbito do projecto “Si QuaDot” - Incorporação controlada a baixa temperatura de pontos quânticos de Si em matrizes amorfas (Si, SiC, e SiN) para aplicação como camada activa em células solares de junção simples e múltipla, projecto PTDC/CTM-ENE/2514/2012, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) nas seguintes condições: 

Requisitos de admissão: Mestre com formação na área da Engenharia de Materiais ou Física para desenvolver trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projecto mencionado. 

Plano de trabalhos: As actividades a desenvolver incluem: Assistência na instalação de um novo sistema de Ultra Alto Vácuo (Ultra High Vacuum) para deposição de filmes finos e nanocristais de Silício; Optimização de condições de deposição de filmes finos baseados em Si, nanocristais de Si e estruturas multicamada (superlattices) de filmes finos e nanocristais; Deposição de células solares baseadas nas superlattices previamente optimizadas. 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CEMOP/UNINOVA sob a supervisão do Professor Hugo Águas. 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é regida pelo Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013. 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 9 meses e o início da actividade está previsto para Setembro de 2014 e com a possibilidade de renovação e prolongamento até ao término do projecto. 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). 

Métodos de seleção: Na selecção dos candidatos dar-se-á preferência aos candidatos que demonstrem ter formação e experiência na área da produção de filmes finos com especial enfoque nos de silício, conhecimento e experiência em equipamento de vácuo (análise do curriculum 50%), que demonstrem através de entrevista capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão (30%) e provem ter conhecimentos e capacidades acima da média para realizar investigação nesta área (20%). 

Composição do Júri de Seleção: O Júri de selecção será composto pelos Professores Rodrigo Martins, Hugo Águas e Luís Pereira. 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota obtida afixada em local visível e público, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail. 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 25 de Agosto de 2014. 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de recomendação (optativo). As candidaturas deverão ser enviadas por email para: hma@fct.unl.pt , mencionando a referência do projecto ao qual se candidata (Si QuaDot, PTDC/CTM-ENE/2514/2012-1).