Notícias

Notícias

Early Bird Project "Bio-feedback visual em jogos sérios para terapia da fala "

04-09-2014

O Laboratório de Informática da NOVA (NOVA LINCS) é uma nova unidade pertencente à rede nacional de laboratórios de ciência e tecnologia na área da Informática, cujo lançamento está previsto para 2014/2015. Encontra-se sediado no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DI-Nova), um departamento académico líder nesta área em Portugal. 

 Sofia Cavaco (CITI @ NOVA LINCS) é a investigadora principal  do projecto aprovado pela  CMU | PT Early Bird Project  "A Serious Game for Speech Therapy with Visual Bio-feedback". Trata-se realmente de um projeto emocionante, envolvendo o ” Carnegie Mellon Technologies Language Institute”, a NOVA LINCS e a Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Visa alavancar em reconhecimento de voz e de expressão facial,  juntamente com uma combinação com jogos,a melhoria da eficácia dos processos de terapia da fala, tal como são desenvolvidos por especialistas de saúde. O trabalho, dirigido por Sofia Cavaco e João Magalhães, é seguido em vários segmentos de trabalho pela equipa de MMS da Nova-LINCS (processamento de som e imagem, algoritmos, jogos, interação, etc.). 

O NOVA LINCS resulta da junção de duas unidades de pesquisa diferentes, ambas localizadas no núcleo de pesquisa do DI-FCT-NOVA sendo composta pelo CITI - Centro de Informática e Tecnologia da Informação e pelo CENTRIA - Centro de Inteligência Artificial.