Notícias

Notícias

Entrevista do Professor Rodrigo Martins salienta papel crucial dos materiais para um futuro sustentável da Humanidade

23-09-2014

O antigo presidente da “European Material Research Society”, Professor Rodrigo Martins, explica à “Pan European Network” como os materiais têm um papel crucial na criação de uma vida melhor para todos.

Nesta entrevista à revista “- Pan European Networks: Science & Technology”, o Professor Rodrigo Martins aborda a questão do estabelecimento do “European  Affairs Committee” da “European Materials Research Society” com o importante papel de construir pontes entre a política, os políticos ligados à área da ciência e “stakeholders” da universidade e da indústria. A razão desta decisiva importância reside no facto de que, a crescente explosão demográfica e industrial, conduzem a uma utilização cada vez mais intensiva de materiais com a daí decorrente escassez. 

Neste contexto, esta Comissão tem abordado questões como os objetivos estratégicos para um futuro sustentável, a utilização racional de materiais, a exploração de materiais levada ao extremo das suas funcionalidades, principalmente à nano escala, o que implica o desenvolvimento de sistemas idênticos usando pelo menos 100 vezes menos componentes de materiais do que no passado. Uma melhor integração de materiais, um melhor design e a promoção de uma estratégia de substituição a longo prazo. 

Mais informação em: http://www.paneuropeannetworkspublications.com/ST12/#93/z