Notícias

Notícias

Projeto EAR-IT, coordenado pelo Professor Pedro Maló do CTS (Centro de Tecnologia e Sistemas) no programa 'Futuris' da Euronews

14-10-2014

O projeto EAR-IT teve a honra de ser selecionado para ser apresentado no programa 'Futuris' da cadeia EURONEWS. O programa 'Futuris' apresenta a atualidade sobre os maiores projetos de investigação científica e tecnológica na Europa: para descobrir os segredos da investigação, da ciência e da tecnologia. A primeira emissão será no dia 13 de Outubro pelas 17h45 e 00h45, havendo várias emissões durante a semana. A emissão poderá ser vista online no website deste programa em: http://www.euronews.com/futuris, em 14 diferentes idiomas.Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia redigiu uma peça jornalística acerca do projeto e suas aplicações. O artigo, com título "EAR-IT: Using sound to picture the world in a new way”  (http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/news/ear-it-using-sound-picture-world-new-way). Foi publicitado no CORDIS (http://cordis.europa.eu/stories/home_en.html) , DAE (http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/newsroom/project-news-and-results/all) e também no website da Vice Presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes (http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/kroes/en). O artigo está escrito em Inglês, traduzido para Português e também em mais 5 idiomas (DE, IT, SP, FR,  PL). Encontra-se ‘tweetado’ nos canais oficiais da Comissão Europeia @DigitalAgendaEU and @netXperiment.

O projeto EAR-IT (http://www.ear-it.eu) é um projeto cofinanciado pela UE FP7 durante um período de dois anos (Out'2012-Set'2014) relativo aos os desafios que se levantam à utilização de sensores acústicos em cidades inteligentes e espaços interiores inteligentes. O projeto está a ser testado na cidade de Santander (Espanha) e no que respeita a espaços interiores inteligentes em Genebra, através de aplicações que melhoram a segurança, a economia de energia, a gestão de tráfego e muito mais. A ideia do projeto é a realização de experimentação de sensores e inteligência acústica em ambientes de "vida real" como suporte de  aplicações de alto valor social, promovendo a inovação e a sustentabilidade. Para tal, o projeto utiliza dois testbeds de referência da iniciativa FIRE (http://www.ict-fire.eu) da EU: o SmartSantander (http://www.smartsantander.eu) e o Hobnet (www.hobnet-project.eu).