Notícias

Notícias

26 a 28 de Janeiro – 1ª Conferência Internacional da Caparica em Resistência de Antibióticos

12-01-2015

26 a 28 de Janeiro – 1ª Conferência Internacional da Caparica em Resistência de Antibióticos

José Luis Capelo e Carlos Lodeiro, co-lideres do grupo BIOSCOPE da UCIBIO e professores da FCT/UNL,  são os presidentes da 1ª Conferência Internacional da Caparica em Resistência de Antibióticos, que ocorre no Hotel Ever Caparica na Costa de Caparica durante os dias 26 a 28 de Janeiro de 2015. A inauguração vai ter lugar na segunda-feira dia 26 de Janeiro às 8:45.

A resistência aos antibióticos está a espalhar-se mais depressa do que a introdução de novos antibióticos, causando um grave problema ao nível de saúde pública tendo em causa a possibilidade de falha terapêutica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a emergência e a propagação da resistência aos antimicrobianos como um problema grave a nível mundial, afectando tanto os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento. Muitos os cientistas, a nível internacional, dedicam-se a várias linhas de investigação na área, que incluem o estudo dos mecanismos de resistência e da sua disseminação, e obtenção de novos agentes actuando sobre novos alvos.

Nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro, mais de 120 cientistas internacionais especialistas na área de controlo e prevenção de resistência de antibióticos. Vão ser discutidos vários tópicos, incluindo o aumento da resistência a antibióticos e epidemiologia: preocupações da resistência em patógenos e saúde pública, genética da resistência antimicrobiana, proteómica de resistência aos antimicrobianos, resistência antimicrobiana em patógenos animais e seu intercâmbio com os seres humanos, como a resistência antimicrobiana pode ser afectada pelo uso de antibióticos em comida e agricultura, mecanismos de resistência antibacteriana, organização da vigilância dos antibacterianos, políticas de acção para a descoberta e desenvolvimento de novos compostos, estratégias alternativas para superar o problema da resistência aos antimicrobianos em todo o mundo e controlo de infecções resistentes.

Mais informação aqui.