Aluno do NOVA LINCS/DI/FCT vence prémio de melhor tese do EMCL de 2014

23-02-2015

Tobias Kaminski (NOVA LINCS/DI/FCT), co-orientado pelo Prof. João Leite e pelo Dr. Matthias Knorr, venceu o prémio de melhor tese do Mestrado Europeu em Lógica Computacional (EMCL) de 2014.

O prémio foi decidido pela Comissão Conjunta do EMCL composta por representantes das quatro universidades parceiras: Universidade Livre de Bozen-Bolzano, Universidade Técnica de Dresden, Universidade Técnica de Viena, e Universidade Nova de Lisboa.

Na sua tese, intitulada "Efficient Paraconsistent Reasoning with Rules and Ontologies for the Semantic Web", Tobias Kaminski aborda o problema de lidar com a inconsistência em bases de conhecimento compostas por ontologias e regras não-monotónicas, seguindo uma abordagem de raciocínio paraconsistente, com ênfase na eficiência. Este é um problema de investigação importante dado que a inconsistência - que normalmente  trivializa os serviços standard de raciocínio - pode ocorrer facilmente em tais bases de conhecimento híbridas, sobretudo quando se combina conhecimento proveniente de diferentes fontes. A utilização de raciocínio paraconsistente permite obter conclusões com significado a partir da parte consistente da base de conhecimento, em situações nas quais outros métodos que envolvem alterações da base de conhecimento não são eficazes.

O resultado constitui uma contribuição original e significativa para o estado da arte de raciocínio paraconsistente sobre bases de conhecimento híbridas. Ao mesmo tempo, os resultados têm um forte potencial de impacto em implementações de raciocínio paraconsistente sobre este tipo de bases de conhecimento.