Ano Internacional da Luz (AIL) 2015

18-02-2015

A ONU proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz (AIL), no sentido de celebrar, de modo alargado, os temas relacionados e baseadas na luz. A abrangência será grande: Arte, Cultura, Ciência, Educação, Tecnologia, Natureza, Energia, Agricultura, Saúde e Sustentabilidade. Reconhece-se, hoje, de forma bastante mediática que a luz (e sua utilização) revolucionou a medicina, abriu a comunicação internacional através da Internet e continua a ser essencial na ligação entre (e para) aspetos culturais, económicos e políticos da sociedade global.

Em parceria com a UNESCO, diversas sociedades científicas, instituições educacionais, e outros parceiros, lançarão, no decurso do presente ano, múltiplas iniciativas em todo o mundo.

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, vão-se iniciar, no dia 20 de Fevereiro, uma série de atividades que cobrem uma vasta gama de propostas, com a palestra "Uma Breve História da Luz" por Carlos Fiolhais - Coordenador da Comissão Nacional do AIL, 12H00 - Auditório da Biblioteca da FCT/UNL.

CARLOS FIOLHAIS - Nascido em Lisboa em 1956, é doutorado em Física pela Universidade de Frankfurt e professor na Universidade de Coimbra. É autor de 140 artigos científicos, entre os quais o mais citado de autores em Portugal. É autor dos livros "Física Divertida", "Nova Física Divertida" e  "Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência", na Gradiva, entre vários outros, alguns traduzidos e publicados no estrangeiro. Publicou recentemente “História da Ciência em Portugal” e “Biblioteca Joanina”. Dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige hoje o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Coordena a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
É administrador da empresa Coimbra Genomics. É o Comissário de  2015, Ano Internacional da Luz. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o prémio Rómulo de Carvalho, o Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique.

Segue-se às 13H15 a abertura da instalação "Superfìcie AnimadAnimated Surface” Instalação cerâmica/luz de Nick Taylor e colaboradores (ESAD.cr) na sala Estúdio da Biblioteca da FCT/U. NOVA. O projeto Superfície AnimadAnimated Surface começou como um exercício integrado no “Laboratório de Material, Forma e Cor” do Curso de “Design de Produto – Cerâmica e Vidro” na ESAD.cr. O Objectivo foi criar peças-múltiplos de uma série de módulos tridimensionais, permitindo aos alunos adquirir experiência e conhecimentos no uso de materiais cerâmicos e na aplicação de técnicas de modelação e produção, e utilização da luz em interação com as superfícies criadas.