FCT-UNL assina Protocolos de Parceria no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária

04-03-2015

Foi assinado no passado dia 13 de fevereiro na Câmara Municipal de Almada o protocolo de parceria local que define os termos da execução, gestão, controlo e promoção do instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) na área urbana de Almada que inclui as Freguesias de Caparica/Trafaria e Laranjeiro/Feijó.

Este protocolo integra a candidatura ao concurso n.º 2/2014, de 16 de Novembro do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 - Portugal 2020, relativo à pré-qualificação de parcerias que reúnam as condições adequadas à submissão futura de uma Estratégia de Desenvolvimento Local e à constituição de um Grupo de Ação Local, do qual a FCT-UNL fará parte, com representatividade e capacidade para intervir no território.

Nesta candidatura do DLBC Urbano de Almada, para além da FCT-UNL, associaram-se a Câmara Municipal de Almada; as Uniões das Freguesias de Caparica e Trafaria e Laranjeiro e Feijó, a Santa Casa da Misericórdia de Almada; a Associação Industrial Portuguesa; a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas; Agrupamentos de Escolas; Centros Sociais Paroquiais; e várias Associações Locais.

A FCT-UNL é igualmente parceira do DLBC Costeiro da Península de Setúbal; DLBC Costeiro de Torres Vedras/ Lourinhã; DLBC Urbano de Lisboa; DLBC Urbano do Seixal; e DLBC Urbano de Sintra.

O DLBC é instrumento de política apoiado pelos fundos europeus estruturais e de investimento que visa promover, num território sub-regional específico, a concertação estratégica e operacional entre parceiros representativos dos interesses sociais, económicos, ambientais e culturais, com destaque para autarquias locais, institutos públicos, instituições de ensino, empresas e associações, contribuindo para a prossecução da Estratégia Europa 2020, em sintonia com o Acordo de Parceria – Portugal 2020.