Notícias

Notícias

Laboratórios da FCT-UNL criam sensor de papel que detecta bactérias geradoras de electricidade

24-04-2015

Equipas de dois Centros de Investigação da FCT-UNL, o CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) e o UCBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas), liderados respectivamente pela Professora Elvira Fortunato e pelo Professor Carlos Salgueiro, criaram um sensor de papel que detecta em poucos minutos a bactéria Geobacter sulfurreducens

Estas bactérias são capazes de gerar corrente elétrica, quando em contacto com os electródos de uma bateria, e de eliminarem metais tóxicos ou radioactivos, como o urânio e o crómio. Isto significa que poderão ser utilizadas tanto para o desenvolvimento de baterias de combustível microbiano, como para novas formas de tratamento de águas domésticas ou mesmo industriais. O sensor desenvolvido funciona de forma semelhante a um teste de gravidez, já que o contacto do sensor com este tipo de bactérias provoca uma mudança de cor do para para a cor azul e tem um custo unitário muito baixo (cerca de quatro cêntimos) que descerá ainda mais caso se produzam milhares destes sensores.

O trabalho desenvolvidos nestes dois Centros de Investigação já mereceu destaque na revista Scientific Reports que pertence ao mesmo grupo da conhecida revista Nature. (http://www.nature.com/srep/2015/150413/srep09910/full/srep09910.html)