Aluno de Engenharia Biomédica da FCT-NOVA ganha primeiro prémio no “Future Ideas Worldwide Academic Competition”

28-05-2015

Pedro Ferreira desenvolveu um trabalho em torno de uma técnica de imagem médica inovadora na detecção de cancro da mama, a tomossíntese mamária. Atualmente existem métodos de reconstrução de imagem que registam grande demora quando utilizados em clínica. O Pedro desenvolveu um método que permite reduzir a quantidade de radiação a que submetemos os pacientes hoje em dia com estes exames.

Foi com este trabalho que Pedro Ferreira ganhou o primeiro prémio na competição mundial académica (“Worldwide Academic Competition”) do “Future Ideas” (“Future Ideas Worldwide Academic Competition”) na área de "futuro da saúde" (“Future of Health”). O “Future Ideas” ajuda recém graduados a lançar ou potenciar a sua carreira e o seu "networking" ao permitir o contacto com alguns dos melhores pensadores do mundo. Ao organizar o “Worldwide Academic Competition”, o “Future Ideas” pretende fazer a ponte entre os melhores talentos do mundo e o meio empresarial através do conhecimento académico. Os mesmos acreditam que os recém graduados com mentes criativas são a chave para um melhor futuro. O prémio consiste em 1000 € em dinheiro, 3 sessões com mentores (alguns dos melhores pensadores no mundo) e uma publicação no jornal de investigação do “Future Ideas- Ideas for the Future".

Este foi um trabalho que se iniciou com a sua dissertação de Mestrado em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), e no qual o Pedro trabalhou como investigador no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), numa parceria com o NOVA-LINCS (Laboratório de investigação em Engenharia Informática na FCT-NOVA), tendo sido orientado pelo Professor Nuno Matela do IBEB e da FCUL e pelo Professor Pedro Medeiros do NOVA-LINCS.