Exposição MiMA inaugura a 12 de Setembro na FCT

08-09-2015

Exposição MiMA inaugura a 12 de Setembro na FCT

Vai ser inaugurada no próximo dia 12 de Setembro, às 15h, na sala Multiusos da Biblioteca da FCT-NOVA, a Exposição Nacional associada ao projecto europeu MIMa - Mathematics in the Making

O projecto envolveu, no passado ano lectivo, 749 alunos de 12 escolas dos distritos de Lisboa e Setúbal.

Nesta exposição poderão ser visualizadas as peças matemáticas e os objectos manipuláveis produzidos pelos alunos e os testemunhos fotográficos da implementação das 10 actividades MiMa nas escolas.

1. Colmeia Matemática: através da construção de um cubo e das seis pirâmides adequadas ao mesmo constrói-se um sólido que compacta o espaço, o dodecaedro rômbico (favos das colmeias).

2. Explorando Cubóides: relaciona-se um paralelepípedo com as suas possíveis planificações, exploram-se as 11 planificações do cubo; vários problemas de caminhos entre dois vértices, pelas arestas, em 3D e 2D, podem ser resolvidos.

3. Experiências com Dados: através da manipulação de dados normais e especiais (dados de Efron) explora-se o conceito matemático de probabilidade, de acontecimentos prováveis e improváveis.

4. Bola de Futebol Matemática: nesta actividade exploram-se os cinco sólidos platónicos e a truncatura do icosaedro levando à construção, em cartolina, de um icosaedro truncado (uma bola de futebol).

5. Frisos: esta actividade permite a exploração das isometrias no plano e construção dos 7 tipos de frisos.

6. Labirintos Lógicos: os alunos construíram os seus próprios labirintos, imaginando e definindo as regras a seguir para encontrar o caminho correto.

7. Modelação do Sistema Solar: trabalha-se a noção de escala e a manipulação de grandes números construindo-se um modelo do sistema solar contendo o sol e os planetas interiores, à escala, quer de distâncias quer de tamanhos relativos.

8. Relógios de Sol: através da construção de relógios de Sol exploram-se medidas de tempo e comprimento, noção de latitude, utilização de bússola, observação e compreensão da posição, movimento e comprimento da sombra.

9. Triângulos Coloridos: esta actividade permite a exploração da geometria no plano, quer construindo pavimentações, quer criando figuras com triângulos equiláteros, quer construindo pavimentações estilo Escher.

10. Trilhos Matemáticas: observação de propriedades matemáticas em objectos quotidianos e identificação de conteúdos matemáticos na zona envolvente do espaço escolar permitindo a criação de jogos e trilhos de exploração do exterior.

Saber mais em:
Mathematics in the Making