''Soft Skills for Science and Technology Students - A pedagogical experience'' - Perfil Curricular FCT premiado internacionalmente

24-09-2015

Perfil Curricular FCT premiado internacionalmente

Trabalho de investigação ganha prémio internacional demonstrando a qualidade do Perfil Curricular da FCT.

A comunicação “Soft Skills for Science and Technology Students - A pedagogical experience” venceu o prémio Best Paper da Special Track TaT - Talk about Teaching da WEEF2015 - World Engineering Education Forum que decorreu entre os dias 20 e 24 de Setembro, em Florença, Itália.

O trabalho apresentado neste fórum mundial sobre educação centrava-se na revisão do Perfil Curricular da FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova - levada a cabo no ano lectivo 2012-2013.

Este prémio vem demonstrar a excelência dos resultados do novo perfil curricular cujo principal objectivo é o de melhorar a formação e aumentar a empregabilidade dos diplomados da FCT/UNL.

O novo Perfil Curricular, que inclui três períodos distintos de ensino ao longo do ano lectivo, introduzindo um período de cinco semanas entre os dois semestres tradicionais, permitiu a inclusão de várias unidades curriculares de competências transversais leccionados em regime intensivo.

Nesta comunicação é dada especial ênfase à unidade curricular CTCT - Competências Transversais para Ciências e Tecnologia sendo apresentadas as motivações que levaram à sua criação, os métodos utilizados na distribuição dos alunos e dos grupos por turmas, os seus objectivos e o seu curriculum. É também apresentado e discutido o feedback obtido a partir dos estudantes e dos professores que participaram nas três edições de CTCT que indicam a eficácia tanto da metodologia aplicada como da adequação dos conteúdos programáticos.

Ruy Araújo Costa, José Manuel Fonseca, José Carlos Kullberg, Nelson Chibeles Martins, Fernando Santana. Soft Skills for Science and Technology Students - A pedagogical experience. IGIP Special Session TaT'15. World Engineering Education Forum 2015. 20-24 September 2015, Palazzo dei Congressi, Florence, Italy.

Mais informações em:

FCT Perfil Curricular

Full paper - Soft Skills for Science and Technology Students

WEEF 2015

"Engenharia: certificação e globalização"