Notícias

Notícias

Bruno Ribeiro, Engenharia Biomédica da FCT, ganha Prémio Fraunhofer Portugal Challenge 2015

30-10-2015

Bruno Ribeiro, Engenharia Biomédica da FCT, ganha Prémio Fraunhofer Portugal Cha

Ex-aluno de Engenharia Biomédica da FCT/UNL, Bruno Ribeiro, é o vencedor na categoria de mestrado, do ‘Fraunhofer Portugal Challange’. A tese premiada intitula-se “SYPEC: Development of New Algorithms of Postural Classification and Correction” e está integrada no projecto SYPEC - SYstem for Postural Evaluation and Correction - financiado pelo QREN  e em copromoção entre a empresa NGNS – Ingenious Solutions  e Laboratório de Instrumentação Biomédica do LIBPhys-UNL.

 

Bruno Ribeiro  durante a apresentação do Projecto

Bruno Ribeiro e os seis finalistas após a entrega dos prémios 

 

O principal objectivo do projecto SYPEC foi desenvolver uma cadeira que faz a identificação da postura do utilizador e no caso de esta ser incorrecta, permite a sua correcção. A introdução do parâmetro correcção baseou-se na hipótese de que um utilizador teria tendência a auto-corrigir a sua postura se esta se tornasse desconfortável sendo o desconforto induzido pela alteração da conformação da cadeira. Esta hipótese permitiu acoplar um objectivo adicional: o de que todo o processo de avaliação e correcção postural decorresse sem que o utilizador se apercebesse, i.e., abaixo do nível de consciência. 

O trabalho desenvolvido por Bruno Ribeiro e a equipa SYPEC permitiu a integração de um classificador de lógica difusa no sistema de correcção postural, que veio trazer um elemento importante de adequação do sistema à utilização humana. 

 

Mais informações em: 

Fraunhofer Challenge 2015

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica