Equipa de alunos da FCT NOVA vence “Energia de Portugal 2015”

01-12-2015

Equipa de alunos da FCT NOVA vence “Energia de Portugal 2015”

A equipa “Mater Dynamics”, uma start-up de alunos do Programa MIT Portugal e da FCT NOVA venceu o programa de aceleração "Energia de Portugal", projecto promovido pelo jornal “Expresso” e pela EDP, onde apresentou o seu produto pela primeira vez em público.

A ideia desta nova tecnologia é que os consumidores possam, em qualquer lugar, ver toda a informação dos produtos que têm em casa e tomar decisões mais informadas, económicas e sustentáveis. No início de dezembro, a “Mater Dynamics” vai estrear no mercado português as primeiras etiquetas que enviam alertas para uma app de telemóvel sobre o prazo de validade, a temperatura, a pressão e a humidade em que se encontra um alimento. As etiquetas, conhecidas como QStamps, comunicam por RFID com um leitor que poderá ser colocado na porta do frigorífico ou na porta da despensa ou de um armário. O leitor tem ainda a função de enviar os dados dos QStamps para o router doméstico, a fim de que possam ser integrados na plataforma que desencadeia alertas na app do telemóvel usado de cada utilizador. Toda a informação captada pelos QStamps tem por base um nanossensor que capta a informação sobre os alimentos monitorizados.

Tiago Cunha Reis, líder da “Mater Dynamics” e mentor da nova tecnologia, recorda que os QStamps podem evitar o desperdício de comida e ajudar o consumidor que vai ao supermercado com a elaboração de listas de “faltas” detetadas automaticamente na despensa no frigorífico. Além desta valência, as etiquetas de RFID já são utilizadas na definição de preços nos produtos que estão nas estantes, tornando possível a análise de qualidade do produto.

Os QStamps começaram a ser desenvolvidos há dois anos, no âmbito da investigação que Tiago Cunha Reis realizou no doutoramento que está a tirar na Universidade Nova de Lisboa. A tecnologia começou por ser pensada para uso em pensos específicos para diabéticos, mas acabou por ser adaptada ao setor alimentar, abrindo caminho à participação no programa MIT Portugal e à criação da startup “Mater Dynamics”.

Mais informações em:

Mater Dynamics levam o grande prémio de energia de Portugal