Investigadores da FCT NOVA caracterizam teias de aranha e filamentos celulósicos com gotas de cristal líquido

27-01-2016

Equipas do Centro de Investigação CENIMAT da FCT/UNL e da Universidade de Liubliana e Jozef Stefan Institute na Eslovénia, lideradas respectivamente pela Professora Helena Godinho e pelo Professor Slobodan Žumer, utilizam gotas de cristal líquido para determinar a estrutura de micro bio-filamentos.

Micro filamentos naturais tais como a seda que constitui as teias das aranhas ou microfibras celulósicas, podem ser encontradas no nosso quotidiano. A determinação da morfologia destes micro filamentos é essencial para a compreensão das suas propriedades estruturais, funções biológicas e desempenho mecânico.

Os cristais líquidos (CLs) são essencialmente conhecidos por terem revolucionado a tecnologia dos mostradores, as aplicações mais conhecidas para este material são os ecrãs planos que podemos encontrar, por exemplo, nas televisões e telemóveis que utilizamos todos os dias. Os CLs possuem características únicas que incluem uma elevada birrefringência aliada a uma fácil reorientação das moléculas, anisométricas que os constituem, por ação de estímulos externos.

Neste trabalho demonstrámos que gotas de CLs, depositadas em microfibras de teias de aranha e de celulose, atuam como sensores extremamente precisos que revelam características da superfície das fibras. Combinando resultados experimentais com modelação numérica diferentes tipos de interações entre as fibras e o cristal líquido foram identificadas incluindo a quiralidade das fibras. A metodologia simples mas extremamente sensível que desenvolvemos pode ser utilizada para a determinação das propriedades de superfície de micro-objetos, abrindo caminhos para a sua caracterização precisa e o desenvolvimento de novos sensores acessíveis e de custo reduzido.

Os resultados foram publicados na prestigiada revista “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS)”