Notícias

Notícias

Science Publica Estudo Sobre o Aumento das Flutuações de CO2 Atmosférico, Inv. Nuno Carvalhais - FCT NOVA

22-01-2016

Science Publica Estudo Sobre o Aumento das Flutuações de CO2 Atmosférico, Inv. N

O estudo investigou potenciais causas para o aumento da amplitude do CO2 atmosférico que tem vindo a ser registado a latitudes mais a Norte. Esta relação entre uma amplificação do ciclo sazonal do CO2 e a latitude ainda não tinha sido reproduzida por nenhum modelo numérico embora já tivessem aparecido várias hipóteses para este aumento. O modelo usado reproduz esta tendência e permitiu explorar diferentes hipóteses por trás destas observações.

As simulações do estudo sugerem que o aumento na amplitude de CO2 atmosférico está ligado principalmente a alterações nos ecossistemas de zonas árticas e boreais, dado o efeito do aquecimento global das últimas quatro décadas no aumento da actividade fotossintética e crescimento da vegetação. Este resultado só é possível devido a uma maior estimulação da fotossíntese comparativamente ao aumento da actividade respiratória destes ecossistemas.

No entanto, a estimulação da actividade fotossintética das plantas não é ilimitada e conjuntamente com alterações mais profundas no sistema climático podem levar no futuro a uma saturação ou mesmo inversão do papel de reservatório de carbono dos ecossistemas. No fundo este estudo relaciona o aquecimento global com uma resposta a larga escala nos ecossistemas terrestres, chamando a atenção para uma necessidade de monitorização contínua para a detecção de alterações e melhor previsão da resposta dos ecossistemas a alterações climáticas.

 

Mais informações em: 

Science