NOVA no Top 150 das Melhores do Mundo

12-04-2016

NOVA no Top 150 das Melhores do Mundo

A Universidade NOVA de Lisboa foi distinguida, pelo 5.º ano consecutivo, no ranking internacional Times Higher Education 150 under 50, liderando o indicador Ensino em Portugal.

Em comparação com os resultados de 2015, a NOVA subiu em três dos cinco indicadores analisados – Ensino, Investigação e Financiamento Proveniente da Indústria.

Este ranking, que elege as 150 melhores universidades de todo o mundo com menos de 50 anos, distingue as instituições que se notabilizaram globalmente em apenas alguns anos de existência, como é o caso da Universidade NOVA de Lisboa, fundada em 1973. A instituição está situada no intervalo 101 a 150.

Na mesma semana, esta é a segunda vez que a NOVA é destacada num ranking internacional. Primeiro foram divulgados os resultados do U-Multirank 2016, com a instituição a obter a classificação máxima em 13 indicadores avaliados na categoria A (“Very Good”) por este ranking global, compilado e financiado pela Comissão Europeia, que analisa mais de 1.300 instituições de ensino superior de 90 países.

Publicações, financiamento externo para investigação, publicações interdisciplinares, número de pós-docs, financiamento de fontes privadas, spin-offs, publicações citadas em patentes, financiamento de fontes de desenvolvimento profissional contínuo, mobilidade dos alunos, corpo docente internacional, publicações internacionais em parceria, alunos de mestrado a trabalhar na região e publicações regionais em parceria foram os indicadores que obtiveram nota máxima neste ranking, dentro das cinco áreas analisadas - ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimentos, orientação internacional e engagement regional. Na terceira edição do U-Multirank, a NOVA melhora também substancialmente os seus resultados nas categorias intermédias B e C.

Os resultados alcançados nestes rankings traduzem o trabalho desenvolvido pela NOVA enquanto instituição universitária que se pretende de referência, com um ensino de excelência, uma investigação competitiva no plano internacional, sinergias inovadoras para o ensino e para a investigação e uma prestação de serviços de qualidade, quer no plano interno como a nível internacional, capaz de contribuir de forma relevante para o desenvolvimento social, para a qualificação dos recursos humanos e sucesso profissional dos seus estudantes.