Notícias

Notícias

António Vitorino debateu Tecnologia e Sociedade na FCT NOVA

10-05-2016

António Vitorino debateu Tecnologia e Sociedade na FCT NOVA

No âmbito do Programa de Seminários da disciplina “Aspetos Sócio Profissionais da Informática” (ASPI), do 4.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI), decorreu no passado dia 3 de Maio o Seminário: “Cidadania e novas tecnologias: mudança de paradigma ou desorientação total?”, por António Vitorino.

António Vitorino, ex ministro e comissário europeu, lançou uma provocação aos alunos do MIEI, na sessão de fecho da disciplina de ASPI, aberta a toda a FCT NOVA: “Como conciliar os princípios fundamentais da cidadania e ética com as possibilidades da sociedade da informação atual? Estamos na presença de uma completa mudança de paradigma ou desorientação total?”.

De fato, na última década, a emergência e globalização da internet, do software e conteúdos na cloud, e da computação móvel e ubíqua, têm vindo a esbater fronteiras e pressupostos tradicionais das relações entre países, cidadãos, empresas, com claro impacto ético, legislativo, social, económico e político.

Desde a criação do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, a disciplina “Aspectos Socio-Profissionais da Informática” do 4º ano oferece aos futuros engenheiros informáticos, a oportunidade de interagir com um painel de oradores especializados em temas quentes da moderna sociedade da informação. Outros oradores convidados no ano lectivo 2015/16 incluíram o Jornalista e Comunicador Vasco Trigo (ISCTE), o Inspetor Baltazar Rodrigues (Policia Judiciária), o Eng. Paulo Trezentos (Caixa Mágica, Aptoide e ISCTE), Prof. Isabel Nunes (DEMI FCT NOVA) o Eng. Vítor Santos (Ordem dos Engenheiros e NOVA IMS), e o Prof. José Legatheaux Martins (DI FCT NOVA), que abordaram temas como as relações entre o jornalismo e a Revolução Digital, a criminalidade informática, a propriedade intelectual e o software, a Ergonomia e doenças profissionais dos informáticos, a profissão do Engenheiro Informático, e a evolução da Internet em Portugal. A disciplina “Aspectos Socio-Profissionais da Informática” é coordenada pelos Profs. Vasco Amaral, Paulo Lopes, Armanda Rodrigues e Pedro Medeiros.