Ouro para alunos portugueses na Olimpíada da Ciência da UE

16-05-2016

Ouro para alunos portugueses na Olimpíada da Ciência da UE

Alunos portugueses do ensino secundário conquistaram, pela primeira vez, uma medalha de Ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO). A EUSO decorreu em Tartu, na Estónia e contou com a presença de estudantes de 23 países europeus. Esta competição, destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, e com especial interesse na área das ciências, terminou no dia 14 de Maio.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, realçou o “trabalho desempenhado por toda a organização da participação portuguesa na EUSO”, que contou com o apoio da Direcção-Geral da Educação, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química, Ordem dos Biólogos, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA).

A equipa portuguesa vencedora da EUSO realizou parte da preparação final para a competição nos laboratórios do Departamento de Química, Departamento de Ciências da Vida e Departamento de Física da FCT NOVA, com a participação de Célia Henriques, professora no Departamento de Física, João Carlos Lima e Eurico Cabrita, ambos professores no Departamento de Química e Margarida Castro Caldas do Departamento de Ciências da Vida. É um orgulho para Portugal e um destaque à única Faculdade Portuguesa envolvida, estando assim também de parabéns.