Notícias

Notícias

Prémio Científico IBM distingue investigador da FCT NOVA

25-05-2016

Prémio Científico IBM distingue investigador da FCT NOVA

O Prémio Científico IBM distinguiu o trabalho de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), pela sexta vez na história do Prémio. O vencedor desta 26ª edição é o investigador do NOVA Laboratory of Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), Matthias Knorr, de 35 anos, doutorado em Engenharia Informática pela mesma Faculdade. 

“É uma honra para mim receber o Prémio IBM e poder desta forma contribuir para a disseminação do trabalho de investigação que desenvolvemos, aumentando o seu impacto”, sublinhou Matthias Knorr, o premiado deste ano.

“Raciocínio Eficiente combinando Regras Não-Monótonas e Ontologias para a Web Semântica” é o título do trabalho vencedor desta edição. A investigação de Matthias Knorr visa dar mais um passo na área da inteligência artificial, mais especificamente na Representação de Conhecimento e Raciocínio (RCR), e da Web Semântica, através da utilização inteligente de informação estruturada e distribuída pela Web, capacitando os sistemas com um vasto conhecimento sobre o mundo.

“Atualmente a Web disponibiliza enormes quantidades de informação e conhecimento com diferentes formas de estruturação e complexidade, desde conhecimento organizado em hierarquias até conhecimento que permite representar e raciocinar sobre exceções”, explicou o premiado, acrescentando: “Grande parte deste conhecimento é representado em linguagens estandardizadas para facilitar a sua criação e reutilização entre aplicações, empresas e comunidade. Estas linguagens estandardizadas têm sido exploradas com sucesso por exemplo no desenvolvimento de produtos, desenho de aviões, na área da saúde e da biologia, e até pelo IBM Watson aquando da vitória no Jeopardy”.

Como resultado, o projeto procura contribuir para avançar com o estado de arte, desenvolvendo a teoria, os métodos, e ainda “uma ferramenta que permite o raciocínio sobre a integração de várias bases de conhecimento de forma muito eficiente, algo que é crucial tendo em conta os grandes volumes de informação e conhecimento disponíveis nos nossos dias”.