Bolsa de Investigação BI Mestre - Referência: "10 ALTALUZ"-PTDC/CTM-ENE/5125/2014

14-06-2016

Área científica genérica: Engineering
Área científica específica: Materials Engineering

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projecto /instituição de I&D "AltaLuz - Alta eficiência em células solares tandem de filme fino usando combinações de materiais e estructuras nanofotónicas de captação de luz”, PTDC/CTM-ENE/5125/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

1.    Área Científica: Engenharia de Materiais ou Engenharia de Micro e Nanotecnologias

2.  Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir Mestrado em Engenharia de Materiais, Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Engenharia Física, ou outros afins com média igual ou superior a 14 valores e dominar a língua portuguesa e inglesa.

3.   Plano de trabalhos: A principal incidência do trabalho será na fabricação de células solares de silício amorfo e micro e nanocristalino, envolvendo técnicas de PECVD, Sputtering, Evaporação térmica em vácuo e litografia, e sua respetiva caracterização.
Para além disso deverá dar apoio aos trabalhos de fotónicas aplicada a células solares no âmbito do projecto.

4.     Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf.

5.  Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do CENIMAT|i3N no Campus de Caparica e no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Prof. Doutor Hugo Águas.

6.   Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por iguais períodos durante a vigência do projecto.

7.    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa é de 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.    Métodos de selecção: Os métodos de selecção serão os seguintes: Análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas (70%) e Experiência Profissional (30%), com possibilidade de realização de entrevista, caso o júri considere relevante, aos melhores classificados, neste caso, a classificação será com a valoração (50% análise curricular, 40% experiência profissional e 10% entrevista).

9.    Composição do Júri de Selecção:
Professor Rodrigo Martins (Presidente)
Professor Hugo Águas (1º vogal efectivo); Prof. Luís Pereira (2º vogal efectivo)
Professora Elvira Fortunato (vogal suplente), Professor Pedro Barquinha (vogal suplente).

10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Edifício CENIMAT da FCT-UNL, sendo apenas o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de Junho a 08 de Julho de 2016.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e-mail, da referência “BI Mestre -10 ALTALUZ”, para cenimat.secretariado@fct.unl.pt, dentro do prazo limite para a respectiva apresentação.

A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:
a)    Carta de Motivação;
b)    Curriculum Vitae detalhado do Candidato;
c)    Certificado de habilitações, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d)  Fotocópia de Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.

Informa-se que as candidaturas com processos incompletos serão liminarmente excluídas do concurso.