Notícias

Notícias

Docentes e Investigadores da UCIBIO / REQUIMTE / DQ FCT NOVA editam livro da Royal Society of Chemistry

17-10-2016

Docentes e Investigadores da UCIBIO / REQUIMTE / DQ FCT NOVA editam livro da Roy

Os Professores Isabel Moura e José Moura e as Investigadoras Sofia Pauleta e Luísa Maia, da UCIBIO, REQUIMTE do Departamento de Química da FCT NOVA, editaram um livro da Royal Society of Chemistry. A obra, intitulada "Metalloenzymes in Denitrification: Applications and Environmental Impacts” pertence à série “Metallobiology Series” da Royal Society of Chemistry, UK, e será publicada durante este mês de outubro.

No livro é apresentada uma imagem abrangente e unificada do processo de desnitrificação, discutida por especialistas reconhecidos na área. Sendo um tópico importante em muitos contextos biológicos, ambientais e agrícolas, este livro vai apoiar no ensino e na investigação, tendo aplicações para um vasto público incluindo químicos bioinorgânicos e biotecnólogos.

A obra faz um “up-to-date” da ciência por detrás do processo da desnitrificação, descrevendo as metaloenzimas que têm um papel chave no seu decorrer, incluindo estrutura, função e mecanismo. Novas metodologias são descritas para a monitorização da desnitrificação in vivo, assim como métodos biotecnológicos para tratamento de água e de modelagem e mitigação dos impactos ambientais.