Notícias

Notícias

“Jogo do Livro” feito na FCT NOVA apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian

26-10-2016

 “Jogo do Livro” feito na FCT NOVA apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian

No passado dia 24 de outubro, a Associação Pais em Rede realizou, na Fundação Calouste Gulbenkian, o lançamento da 4.ª coleção dos livros “Meninos Especiais, contando com a presença dos respetivos escritores Ana Zanatti, Isabel Stilwell e Afonso Reis Cabral (ver mais aqui).

Um dos livros, intitulado “Afonso e a Espada Mágica”, escrito por Isabel Stilwell e ilustrado por Madalena Braga, foi acompanhado por um marcador especial com um QR-Code do “Jogo do Livro” que é fruto da dissertação de Francisco Gonçalves, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, com orientação do Professor Tiago Cardoso.

 

Este trabalho, à semelhança de outros, teve início na disciplina Tecnologias de Jogos Digitais do Departamento de Engenharia Electrotécnica da FCT NOVA, onde é dada uma perspetiva alargada sobre a área. Desta disciplina nasceu ainda o Social Tech Booster (STB), no contexto do grupo de investigação RICS, com o objetivo de impulsionar a utilização de tecnologia em causas sociais, em particular através dos ditos jogos digitais e para auxílio no desenvolvimento infantil, como veio a ser o caso deste “Jogo do Livro”.

O DEE tem seguido, aliás, uma prática de desenvolvimento de jogos para crianças em parceria com especialistas de instituições como o Centro Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil ou a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, como pode ser consultado no sítio do STB.