Do FCT Coding Fest ao Movimento Código Portugal – sessão de encerramento

09-12-2016

Do FCT Coding Fest ao Movimento Código Portugal – sessão de encerramento

A primeira iniciativa do Movimento Código Portugal terminou dia 11 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

A FCT NOVA esteve presente, representada pelo Departamento de Informática e pelo NOVA LINCS - NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, que apresentaram várias atividades para crianças, jovens e adultos, dando-lhes a oportunidade de aprender a programar e a partilhar os resultados dos seus projetos.

Em paralelo, decorreu também um programa de sessões e debates cuja sessão de fecho contou com a participação do Professor Luís Caires, Presidente do DI / NOVA LINCS.

O Movimento Código Portugal pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XXI. A apresentação pública deste projeto foi feita durante o FCT Coding Fest, uma iniciativa da FCT NOVA que no passado dia 26 de novembro reuniu cerca de 250 alunos de 10 escolas do ensino básico para uma divertida sessão de “Hora de Código”.

Atividades do DI / NOVA LINCS do dia 11:

BioVisualSpeech

Conheça uma plataforma interativa para apoio a sessões de terapia da fala para crianças, que inclui jogos de computador cujas personagens são controladas pela voz da criança.

Como Funciona um Jogo de Computador

Conheça como funciona um jogo de computador e aprenda alguns conceitos básicos de programação, alterando um jogo simples a partir de componentes pré-preparados.

Human Sorting Network

Participe numa atividade de grupo para demonstrar o processo de computação paralela. Todos os elementos têm de se movimentar numa rede desenhada no chão e coordenar-se para tomar decisões com o objetivo de ordenar uma lista de números.

NovaEmotions

Participe num jogo em que cada jogador utiliza apenas expressões faciais para competir com o seu adversário - o jogador que fizer o melhor sorriso, ou a melhor cara de raiva ganha o jogo!