Notícias

Notícias

Edital para Atribuição de Bolsa de Investigação - Projeto Nº: 16160

20-01-2017

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto Nº: 16160 - Vale SI I&DT, intitulado: Avaliação das propriedades organoléticas e funcionais de azeite enriquecido com extratos naturais de plantas.

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa ao Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela lei 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), bem como pelo Regulamento de Bolsas da FCT, I.P. (regulamento nº 234/2012 de 25 de Junho de 2012), e pelo Regulamento de bolsas da FCT/UNL.

NOME DO PROJETO: “Fortificação de azeite com extratos de plantas”.

DURAÇÃO DO PROJETO: 3 meses renovável por 3 meses adicionais.

DOMÍNIO: Investigação e desenvolvimento tecnológico no âmbito do projeto, nomeadamente realização de estudos a nível laboratorial e industrial com vista à fortificação de azeite com extratos de plantas, através de processos escaláveis para uma dimensão industrial, com baixos custos associados e com garantia de qualidade do produto final.

PLANO DE TRABALHOS:

O plano de trabalhos compreende atividades de avaliação do potencial de fortificação de azeite com extratos de plantas, em particular extratos obtidos a partir de subprodutos do processamento de frutos ou outras frações de biomassa.

As atividades previstas incluem técnicas de produção de novos alimentos, avaliação sensorial, determinação da atividade funcional, caracterização química.

ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA: Professora Doutora Margarida Gonçalves

TIPO DE BOLSA: Bolsa de Investigação

DURAÇÃO DA BOLSA: 3 meses renovável por 3 meses adicionais.

VALOR DO SUBSÍDIO DE MANUTENÇÃO MENSAL: O montante da bolsa corresponde a um subsídio mensal de 750€ (setecentos e cinquenta euros).

LOCAL DE TRABALHO: Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL).

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Mestrado em Tecnologia Alimentar ou áreas afins.

REQUISITOS DE ADMISSÃO: Mestrado em Tecnologia Alimentar ou áreas afins ou equivalente legal. Experiência na elaboração e execução de projetos na área da produção de novos produtos alimentares. Experiência de trabalho de investigação em ambiente industrial. Bons conhecimentos de inglês.

OUTROS REQUISITOS: Capacidade de trabalho em equipa e interesse por investigação científica. Capacidade de interação com públicos diversificados (empresas e outras entidades). Dar-se-á preferência a candidatos com experiência profissional no sector alimentar.

PERÍODO DE CANDIDATURA: 20 de Janeiro de 2017 a 26 de Janeiro de 2017

DOCUMENTOS A APRESENTAR: Carta de Apresentação, Certificado(s) de Habilitações e Curriculum Vitae.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção do Bolseiros basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:

1) Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a tendo em conta a área de abertura de concurso (50%);

2) Experiência anterior na realização das análises instrumentais necessárias à realização do projeto. Proximidade dos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade (50%).

Os candidatos poderão ser solicitados a realizar uma entrevista.

 

COMPOSIÇÃO DO JÚRI DE SELECÇÃO:

Maria Margarida Gonçalves

Maria Paula Duarte

Benilde Mendes

 

A candidatura deverá ser dirigida ao cuidado da Professora Margarida Gonçalves, para o seguinte endereço eletrónico: mmpg@fct.unl.pt. Paralelamente, os candidatos podem também enviar a informação para:

Margarida Gonçalves (DCTB/MEtRICs)

Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL

Campus da Caparica

2829-516 Caparica

 

FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO: Todos os candidatos serão notificados por escrito, via correio eletrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados.