Notícias

Notícias

Edital para Atribuição de Bolsa de Investigação - Projeto Nº: 9412

20-01-2017

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto Nº: 9412, intitulado: Valorização integrada da biomassa de Acácia numa perspetiva de Biorefinaria

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa ao Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela lei 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), bem como pelo Regulamento de Bolsas da FCT, I.P. (regulamento nº 234/2012 de 25 de Junho de 2012), e pelo Regulamento de bolsas da FCT/UNL.

NOME DO PROJETO: “Valorização material e energética de diferentes frações de A. dealbata”.

DURAÇÃO DO PROJETO: 6 meses.

DOMÍNIO: Investigação e desenvolvimento tecnológico no âmbito do projeto, nomeadamente realização de estudos a nível laboratorial e industrial com vista à valorização de frações da biomassa de A. dealbata na perspetiva energética ou material, através de processos de conversão termoquímica, com baixos custos associados e com garantia de qualidade do produto final.

PLANO DE TRABALHOS:

O plano de trabalhos compreende atividades de avaliação do potencial de valorização energética e material de resíduos de biomassa, numa perspetiva de biorefinaria. Em particular, será abordada a extração de produtos de valor acrescentado e a produção e teste de biocombustíveis sólidos a partir de biomassa de A. dealbata e avaliação da aplicação industrial dos resultados obtidos.

As atividades previstas incluem técnicas de conversão termoquímica, fracionamento e extração de biomassa, química orgânica analítica e projeto de processos industriais.

ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA: Professora Doutora Margarida Gonçalves

TIPO DE BOLSA: Bolsa de Investigação

DURAÇÃO DA BOLSA: 6 meses

VALOR DO SUBSÍDIO DE MANUTENÇÃO MENSAL: O montante da bolsa corresponde a um subsídio mensal de 980€ (novecentos e oitenta euros).

LOCAL DE TRABALHO: Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL).

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Mestrado em Bioenergia ou áreas afins.

REQUISITOS DE ADMISSÃO: Mestrado em Bioenergia ou áreas afins ou equivalente legal. Experiência na elaboração e execução de projetos na área da Bioenergia. Experiência de trabalho de investigação em ambiente industrial. Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito).

OUTROS REQUISITOS: Capacidade de trabalho em equipa e interesse por investigação científica. Capacidade de interação com públicos diversificados (empresas e outras entidades). Dar-se-á preferência a candidatos com experiência de execução de projetos em parceria com empresas.

PERÍODO DE CANDIDATURA: 20 de Janeiro de 2017 a 26 de Janeiro de 2017

DOCUMENTOS A APRESENTAR: Carta de Apresentação, Certificado(s) de Habilitações e Curriculum Vitae.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção do Bolseiros basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:

1) Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a tendo em conta a área de abertura de concurso (50%);

2) Experiência anterior na realização das análises instrumentais necessárias à realização do projeto. Proximidade dos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade (50%).

Os candidatos poderão ser solicitados a realizar uma entrevista.

 

COMPOSIÇÃO DO JÚRI DE SELECÇÃO:

Maria Margarida Gonçalves

Ana Luísa Fernando

Benilde Mendes

 

A candidatura deverá ser dirigida ao cuidado da Professora Margarida Gonçalves, para o seguinte endereço eletrónico: mmpg@fct.unl.pt. Paralelamente, os candidatos podem também enviar a informação para:

Margarida Gonçalves (DCTB/MEtRICs)

Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL

Campus da Caparica

2829-516 Caparica

 

FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO: Todos os candidatos serão notificados por escrito, via correio eletrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados.