Investigadores da FCT NOVA criam drone e barco robô para ajudar migrantes

30-01-2017

Investigadores da FCT NOVA criam drone e barco robô para ajudar migrantes

A organização do concurso “The UAE Drone for Good Award” divulgou que o projecto “Drones 4Right2Life”, desenvolvido por André Lourenço, Francisco Marques, Ricardo Mendonça, Eduardo Pinto, Lino Quaresma, Paulo Rodrigues e José Barata, é um dos 10 finalistas na edição de 2017.

Trata-se de um concurso que atribui elevados prémios, gerando um grande número de concorrentes. Em 2016 contou com mais de 800 participações individuais de 53 países diferentes, mas principalmente com participações de empresas e grupos de investigação mundialmente reconhecidos.

O projeto do Departamento de Engenharia Electrotécnica, “Drones 4Right2Life”, baseado numa equipa cooperativa de robots (ASV & aquatic drone”), pretende oferecer uma solução para a monitorização permanente de rotas críticas e deteção precoce de embarcações com refugiados com o intuito principal de salvar mais vidas humanas.

Caso o projecto seja vencedor do concurso, o prémio possibilitará que este passe para uma fase mais consolidada, com uma construção do barco que não afunde capaz de enfrentar as condições de mar mais adversas. O dispositivo deste projecto poderá ser igualmente aproveitado para funcionar na costa portuguesa quer para responder a acidentes, quer para detectar casos de poluição. A equipa já teve contactos com a Marinha Portuguesa, participando em exercícios e colaborando com os grupos de investigação da Escola Naval.

O projecto será desmontado e enviado para o Dubai onde quatro membros da equipa irão estar presentes entre 12 a 19 de Fevereiro.

Mais informações em:

Media: