Notícias

Notícias

Palestra de Herro Mustafa, Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA em Lisboa

17-05-2017

Palestra de Herro Mustafa, Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA em Lisboa

No dia 5 de Junho das 17h às 19h30m, no Auditório da Biblioteca da FCT-NOVA, terá lugar a palestra “Herro Mustafa - Pursuing the American Dream”. Com esta palestra, a comunidade terá a oportunidade de ouvir a experiência de vida de Herro Mustafa, atual Ministra Conselheira e Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA em Lisboa, originária do Iraque e com um percurso notável como diplomata americana, com uma história de vida inspiradora porque ela própria foi uma refugiada muçulmana curda. A apresentação da sessão estará a cargo do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Professor Doutor Fernando Santana. 

Herro Mustafa, originária do Iraque, tem um percurso notável como diplomata americana e uma história de vida inspiradora porque ela própria foi uma refugiada muçulmana curda, que veio do Iraque para os EUA com a família em busca de uma oportunidade de viver sem medo da perseguição do regime de Saddam Hussein, mas sem nunca esquecer a sua pátria, tentando preservar, em casa, a manutenção das tradições curdas. 

Iniciou as suas funções como Ministra Conselheira da Embaixada Americana em Lisboa em Julho de 2016. Antes de vir para Portugal, foi Conselheira Política na Embaixada dos EUA, em Nova Deli, Índia. Entre 2009 e 2011, foi assessora do Vice Presidente Joe Biden, para assuntos do Médio Oriente, Ásia do Sul e Central. No seu percurso de diplomata, Herro foi subdiretora do Serviço do Afeganistão, chefe de gabinete interina do Subsecretário para os Assuntos Políticos William Burns e assessora para o Médio Oriente do antigo Subsecretário Nicholas Burns, altura em que esteve envolvida de perto nas negociações P5+1, sobre o Irão. Herro Mustafa foi diretora de serviços no Irão, Israel-Palestina e Jordânia, do Conselho Nacional de Segurança em 2005-2006 e de serviços no Iraque e Afeganistão, em 2004-2005. Foi coordenadora da proteção civil dos EUA em Mosul, no Iraque, foi Cônsul em Beirute, no Líbano e trabalhou na Secção Política da Embaixada dos EUA em Atenas, na Grécia. Cresceu em Minot, no Dakota do Norte e fala Curdo, Árabe, Farsi, Grego, Hindi e Português. Tem uma licenciatura da School of Foreign Service de Georgetown e Mestrado da Princeton University - Nota biográfica

 

Programa 

Auditório da Biblioteca

17H00 - Intervenções

  • Diretor Biblioteca, Diretor FCT

17H15 - Palestra Herro Mustafa - Pursuing the American Dream

18H15 - Porto de honra

18H45 - Visita ao Espaço American Corner e FCT Fablab