Palestras American Corner

16-06-2017

Palestras American Corner

Palestra de Damian Schofield, Director of Human Computer Interaction, State University of New York

19 de Junho | 12H00 | Sala Multiusos Biblioteca FCT NOVA

Nesta sua palestra, Dr. Damian Schofield abordará uma gama virtual de ambientes de aprendizagem, evidências, visualizações e simuladores de treino desenvolvidos por ele.

Falará também sobre a implementação destes sistemas e a extrapolação das lições aprendidas para diretrizes pedagógicas gerais a serem consideradas para o desenvolvimento de VR / AR baseado em educação e recursos de treino.

O Dr. Damian Schofield é igualmente Professor Adjunto Associado de Computação Forense na Universidade Edith Cowan, Perth, Austrália Ocidental. Antes disso, ocupou o cargo de Professor Associado de Jogos de Computador e Media Digital, na Escola de Media Criativa da Universidade RMIT em Melbourne, Austrália. Foi professor na Escola de Informática na Universidade de Nottingham, Reino Unido.

É diretor e o principal acionista da Aims Solutions Ltd., uma empresa com sede no Reino Unido, criada em 2000, que fornece serviços de visualização de gráficos por computador e produtos de treino de simulação baseados em realidade virtual para uma ampla gama de organizações do setor público e privado.

Além disso, durante quase 20 anos, o Dr. Schofield esteve envolvido em pesquisas que examinam o uso de evidências digitais em salas de audiências, particularmente reconstruções virtuais (usando jogos de computador / tecnologia gráfica).

Palestra de Daniel Tani, antigo astronauta da NASA

6 de Julho | 15H00 | Auditório Biblioteca FCT NOVA

Daniel Tani irá partilhar a sua experiência, fotografias e videos da sua estadia de quatro meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Durante a sua intervenção falará, desde o lançamento do “space shuttle”, à sua adaptação a um meio sem gravidade, às suas caminhadas pelo espaço e operações em robots para construir e reparar a estação espacial internacional e o seu dia a dia no laboratório em órbita. Daniel Tani partilhará, com a audiência, as suas perspectivas e observações pessoais e as deslumbrantes vistas do nosso planeta Terra.

Daniel Tani foi selecionado como astronauta da NASA em 1996 e durante os 16 anos seguintes ganhou uma grande experiência espacial. Foi membro da tripulação do “Space Shuttle Endeavour” e também da Estação Espacial Internacional numa missão separada, que fez com que passasse 131 dias no espaço. Foi engenheiro no voo STS-108 em 2001, durante o qual apoiou uma troca de tripulação da Estação Espacial Internacional e a entrega de um módulo logístico multifunções, que continha três toneladas de equipamento, logístico e de experiências em laboratórios. Durante este voo, Tani também completou uma caminhada espacial para apoiar a manutenção do sistema de energia elétrica da ISS.

No seu segundo voo espacial, Tani serviu como Engenheiro de voo Expedição 16 e passou 120 dias vivendo e trabalhando a bordo da ISS. Durante seu turno a bordo da estação, realizou inúmeras operações robotizadas para apoiar a instalação e check-out do novo Node-2. Durante os seus dois voos, Tani registrou um total de 34 horas e 59 minutos em cinco passeios espaciais.