Global PBL (Global Project Based Learning) - DEMI FCT

10-07-2017

Global PBL (Global Project Based Learning) - DEMI FCT

Nos dias 11-19 de julho de 2017 será realizada a Global PBL (Global Project Based Learning) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Campus da Caparica.

A edição de 2017 da gPBL tem como organizadores:

• Shibaura Institute of Technology (SIT), Tóquio, Japão;
    • King Mongkut’s University of Technology, Thonburi (KMUTT), Tailândia;
    • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), Portugal.

Os objetivos do programa visam:

• desenvolvimento da capacidade de resolução sintética de problemas;
  • introdução dos conceitos de “Systems thinking”, “Systems Method (Engineering Method)”, e “Systems Management (Project Management)”;
  • experiência de trabalho em equipas internacionais e interdisciplinares.

As equipas serão mistas, constituídas por estudantes japoneses, tailandeses e portugueses de diferentes anos e ramos de licenciaturas e de mestrados.

Haverá professores e professores-assistentes japoneses e portugueses.

Todas as atividades e toda a comunicação serão desenvolvidas em inglês.

Os estudantes vão trabalhar em equipas. Cada equipa terá que construir um processo de resolução de problemas indicados pelos professores. As equipas terão que começar pela recolha de requisitos e necessidades do meio ambiente, da sociedade, do mercado, etc. A seguir, terão que definir o problema. A última etapa será dedicada ao desenvolvimento de uma proposta de solução do problema.

Cada grupo terá que preparar uma apresentação das propostas desenvolvidas por eles. No último dia haverá a apresentação das propostas de todos os grupos. Um júri irá escolher um grupo vencedor com a melhor proposta.

Um dos dias do gPBL será passado integralmente fora do campus universitário, num ambiente de viagem pelo país, com o objetivo de integrar melhor os participantes, criar um espírito de equipa e de grupo.

A maior parte das atividades será desenvolvida em forma de jogos e atividades lúdicas.

Na parte mais teórica os estudantes terão oportunidade de aprender e aplicar algumas técnicas e ferramentas analíticas (BrainStorming, KJ method, Mind map, Kano model, Kando Quality, QFD, TRIZ, 5W1H, Logical tree, Matrix method, A3 Material, etc.).

Contacto: Prof.ª Helena Navas (hvgn@fct.unl.pt)