A Universidade NOVA com posição de destaque em rankings internacionais

17-07-2017

A Universidade NOVA com posição de destaque em rankings internacionais

A Universidade NOVA é a única universidade portuguesa entre as 50 melhores do mundo com menos de 50 anos, revelou o “QS Top 50 Under 50”, um dos mais relevantes rankings internacionais. Já no que respeita ao igualmente importante “QS World University Rankings 2017/2018”, a NOVA subiu cinco posições para o lugar 361.

A NOVA está no top 1,4% das universidades mundiais e tem um desempenho superior à média neste ranking internacional que avalia cerca de 3800 instituições de ensino superior das cerca de 26.000 existentes em todo o mundo.A NOVA lidera a nível nacional no critério de internacionalização do corpo docente, o que confirma a capacidade de atração de docentes e investigadores a nível global, e também no rácio professor-aluno com uma pontuação 76% acima da média nacional que sinaliza o longo compromisso com a elevada qualidade de ensino. Os resultados deste ano traduzem um desempenho superior à média nacional também em indicadores como a reputação académica, a internacionalização do corpo docente e de alunos, e a reputação junto de empregadores, esta última 49% acima da média nacional.

Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade Nova de Lisboa foi distinguida pelo ranking internacional THE Young University Rankings elaborado pela Times Higher Education. A NOVA é em 2017 líder a nível nacional no indicador "Citações", indicador que traduz o impacto da investigação científica e lidera igualmente a lista de universidades portuguesas no que respeita o "Desempenho Internacional", indicador relativo à capacidade de atrair estudantes, docentes e investigadores internacionais.

A Universidade Nova também se destaca no ”CWTS Leiden Ranking 2018” , sendo a instituição portuguesa de ensino superior com maior impacto no que diz respeito aos artigos científicos publicados a nível mundial, com 11,8% de toda a produção científica no TOP 10% de publicações mais citadas. Este ranking, compilado pela CWTS-Centre for Science and Technology Studies da Universidade de Leiden, analisa a performance científica de mais de 1000 universidades a nível mundial e baseia-se no impacto dos artigos científicos, que é medido pelo número de vezes que são citados. A NOVA lidera também a nível nacional em termos do impacto normalizado da sua produção (MNCS), 17% acima da média mundial em termos de citações normalizadas por área e  ocupa a 1.ª posição nacional em termos colaborativos, sendo a instituição universitária que mais contou com a colaboração de parceiros internacionais nos artigos publicados.

Outro ranking importante no qual a NOVA está presente é o “U-Multirank”, ranking global compilado e financiado pela Comissão Europeia. Em 2017, a Universidade NOVA de Lisboa lidera este ranking, a nível nacional, com a classificação máxima em 11 indicadores avaliados na categoria A (“Very Good”). Publicações, financiamento externo para investigação, publicações interdisciplinares, número de pós-docs, financiamento de fontes privadas, spin-offs, financiamento de fontes de desenvolvimento profissional contínuo, mobilidade dos alunos, publicações internacionais em parceria, alunos de mestrado a trabalhar na região e publicações regionais em parceria foram os indicadores que obtiveram nota máxima neste ranking, dentro das cinco áreas analisadas - ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimentos, orientação internacional e envolvimento regional.

O U-Multirank inclui atualmente os dados de mais 1200 instituições de ensino superior, de 85 países diferentes, e desenvolve uma abordagem inovadora e multidimensional, através de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das instituições em 31 indicadores, organizados em 5 grupos distintos: ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional. Em 2017, na quarta edição do U-Multirank, foram analisados 28 estabelecimentos de ensino superior  portugueses, sendo a tabela nacional liderada pela Universidade Nova de Lisboa.

A NOVA foi classificada com a pontuação máxima (categoria A – Very Good) em 13 dos 31 indicadores de avaliação utilizados, sendo que os indicadores em que a NOVA obteve a classificação máxima foram os seguintes:

Research – Research publications (absolute numbers); Research publications (size-normalised); External research income; Interdisciplinary publications; Post-doc positions

Knowledge Transfer – Income from private sources; Spin-offs; Publications cited in patents

International Orientation – Student mobility; International academic staff; International joint publications

Regional Engagement – Master graduates working in the region; Regional joint publications

Mais informações em: