Investigadores da FCT NOVA ajudam a desenvolver ventilador de código aberto

31-03-2020

Prova de conceito do ventilador

Equipa multidisciplinar da FCT NOVA, das áreas de Engenharia Mecânica e Industrial, Engenharia Biomédica, Física, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores integram grupo de voluntários portugueses que conseguiu desenvolver um ventilador de código aberto, para cuidados intensivos, com um valor de produção muito inferior ao padrão. Um modelo sem a sofisticação dos habituais ventiladores pulmonares, mas que pode ser muito útil nas atuais circunstâncias e a muitos países.

Trata-se de um ventilador de código aberto, que pode ser produzido em qualquer geografia, com materiais comuns.  Os detalhes do desenvolvimento e do equipamento foram sistematizados num paper científico.

A ideia que esteve na base deste desenvolvimento surge também associada ao #ProjectOpenAir, e materializou-se com  o contributo de várias personalidades e entidades, que incluem, para a além da FCT NOVA, o LIP Coimbra, a Nova Medical School, o ICNAS, o Exército Português, a Harvard University e dois engenheiros portugueses que trabalham para equipas de Fórmula 1, a Redbull Racing e a Haas F1 Team.

A publicação deste paper acontece depois da equipa multidisciplinar ter feito uma prova de conceito bem-sucedida, num dos laboratórios associados ao projeto, e da patente ter sido registada em nome da Humanidade, para que nenhuma entidade possa retirar proveitos económicos desta inovação.

De acordo com os mentores do projeto, “a grande mais-valia deste ventilador é que pode ser construído rapidamente com recurso a componentes baratos e de fácil acesso, o que significa que pode ser produzido em qualquer parte do mundo, a um baixo preço e com grande rapidez. Numa altura em que o mundo corre contra o tempo para se dotar das soluções necessárias para fazer face à COVID-19, esta solução pode ajudar-nos a salvar dezenas de milhares de vidas".

Consulte o artigo científico disponível aqui.

Proof of concept

Video of the device 2 in action and explanation of the mechanism (in Portuguese)

Na imprensa

‘From Portugal, with love’. Voluntários portugueses desenvolvem ventilador em nome da Humanidade” (Diário de Notícias)