Education

Advanced Studies in Sanitary Engineering and Integrated Waste Management

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008. O número mínimo de créditos para a obtenção do diploma é de 60.

Objectives

O ESGIR é realizado pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com a participação em sessões designadas por seminários ou em cursos monográficos proferidos por diversos oradores externos à FCT/UNL, nomeadamente cientistas, académicos ou técnicos de reputação nacional ou internacional.

O Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Sanitária e Gestão Integrada de Resíduos – ESGIR – está organizado numa estrutura com um tronco comum e dois ramos (Engenharia Sanitária- ES e Gestão Integrada de Resíduos- GIR)

O Ramo de Engenharia Sanitária (ES) tem por objectivo formar técnicos orientados para a resolução de problemas específicos do Ambiente, designadamente o controlo de poluição, preparando-os para o exercício de actividade profissional nas áreas de programação, projecto, construção, exploração, conservação e avaliação do funcionamento de:

  • Infraestruturas de saneamento e controlo da poluição
  • Sistemas de abastecimento de água
  • Sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais

O Ramo de Gestão Integrada de Resíduos (GIR) destina-se à formação especializada na gestão integrada de resíduos e na elaboração de projectos de sistemas de gestão e tratamento de resíduos, respondendo às necessidades actuais da sociedade e do mercado do sector dos resíduos. 
Para além de uma visão integrada, abordando os aspectos ambientais, sociais, económicos, tecnológicos e legais da gestão dos resíduos, necessária em estudos e projectos multidisciplinares, nomeadamente auditorias ambientais, sistemas de gestão ambiental nas empresas, avaliação e monitorização de impactes ambientais, desenvolvimento e monitorização de políticas e planos de gestão de resíduos, pretende-se que os formandos adquiram as capacidades técnicas necessárias para o desenvolvimento de projectos específicos de recolha, valorização, tratamento e destino final de resíduos.

O ESGIR destina-se não apenas recém licenciados pré-bolonha ou a mestres, mas também a técnicos de administração local, central e regional, quadros de empresas com responsabilidade na gestão e organização da actividade produtiva e a empresários nos sectores das águas, águas residuais e valorização e tratamento de resíduos.

N.º mínimo de inscrições por Ramo

8

Curriculum

Tuition fee

1.750 €

Applications

9th june to 15th july

Applications

Entrance requirements for the 2017/2018 academic year

Vacancies for 2017/2018:

15

Admission rules:

  1. Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha), ou equivalente legal, em Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Agronómica, ou áreas afins;
  2. Titulares do grau de Mestre conferido na sequência de um 2.º ciclo de estudos organizado, nas áreas referidas nas alíneas anteriores;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em outras licenciaturas de Engenharia ou Ciências Exactas pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob proposta da Comissão Científica do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso de Engenharia Sanitária, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob proposta da Comissão Científica do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente.

Ranking:

  1. Classificação do curso;
  2. Currículo académico e científico;
  3. Currículo profissional;
  4. Eventual entrevista.

Course coordinator:

Fernando Santana

fjs@fct.unl.pt

Coordenadora do Ramo de Engenharia Sanitária: Leonor Amaral

lmma@fct.unl.pt

Coordenadora do Ramo de Gestão Integrada de Resíduos: Ana Silveira

ais@fct.unl.pt

About the Department of Environmental Sciences and Engineering

The Department of Environmental Sciences and Engineering has forty teachers with extensive scientific, technical and pedagogical experience, that support the teaching about 600 students in courses with different valences and degrees of higher education. The functioning of teaching laboratories and research is supported by a number of specialized technicians.

In addition to its mission in terms of education and research, teachers and / or students of the Department have been crucial in creating relevant companies in environmental engineering areas such as YDreams and  E-Value.

More info