Education

Postgraduated Studies in Agro-Industrial Production and Processing Technologies

Entra em funcionamento no ano letivo de 2015/2016. O número mínimo de créditos para a obtenção do Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial é de 24 ECTS.

Objectives

O curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial visa complementar a formação de especialistas com uma sólida e integrada formação teórica na área da produção de matérias-primas com interesse alimentar e desenvolvimento de produtos transformados.

Os objectivos dos Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial são os seguintes:

  1. Desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de tecnologias centradas na optimização de processos produtivos e de transformação inteligente de bens, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais.
  2. Aumentar as capacidades em torno de sistemas de automação, informáticos e de conversão e utilização eficiente de energia, com destaque para as energias renováveis e de intervenção, desde a indústria e serviços à investigação e desenvolvimento.

Área Científica Predominante do Curso

Área Principal do ciclo de estudos, de acordo com a Portaria nº256/2005 de 16 de Março (CNAEF) - 541/ Tecnologia Alimentar

O aluno, poderá, assim, complementar/actualizar a sua formação científica, caso venha de outro curso superior (Licenciatura ou Mestrado com formação colateral) ou já se encontre exercendo a sua actividade profissional no sector agro-industrial. Este curso insere-se numa área científica de reconhecida empregabilidade e obedece a um planeamento estratégico e operacional, que se articula com as necessidades de profissionais especializados.

O curso completo, na sua forma actual é composto por 24 ECTS e poderá ser realizado entre um a três semestres, consecutivos ou alternados, através da realização de quatro das unidades curriculares indicadas no plano curricular deste curso que a seguir se indica:

Curriculum

Career opportunities

Os alunos com o Diploma de Estudos pós-Graduados em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial poderão eventualmente exercer a sua actividade profissional em organizações do Sector Público e Privado, em actividades de Gestão, Desenvolvimento, Manutenção e Controlo de Qualidade na Indústria Agro-Alimentar ligada à obtenção de matérias-primas e produtos transformados. Poderão ainda integrar equipas em empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projecto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ ou empresarial.

Schedule

O curso funcionará em regime pós-laboral

Tuition fee

1000€

Applications

22nd april to 22nd july

Applications

Entrance requirements for the 2019/2020 academic year

Vacancies for 2019/2020:

10

Admission rules:

  1. Titulares do grau de licenciado (Pré-Bolonha ou 1º ciclo do Processo de Bolonha), em qualquer área de Ciências Naturais, Ciências Exactas ou Tecnologia, áreas afins ou equivalente legal e ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso.

Ranking:

  1. Classificação do curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Course coordinator:

Fernando José Cebola Lidon

fjl@fct.unl.pt

About the Department of Earth Sciences

The Earth Sciences Department (DCT) of the FCT - NOVA, whose regulation was reviewed in 2011 (DR 99, 2nd series of 23 May 2011), is a graduate and post-graduate teaching unit and also research unit  in the fields of Science and Geological Engineering andin thoserelated or interdisciplinary fields. It shall promote scientific and technological development, service delivery, university extension activities, and the development of dissemination activities.

More info